Pra começar a semana

Pra começar a semana

Siga nas redes
Reportagem

Copom define a taxa de juros na quarta, com previsão de corte para 11,25%

Esta é parte da versão online da newsletter Pra Começar a Semana. Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Este é um benefício exclusivo da sua assinatura UOL.

********

Banco Central faz a primeira reunião do ano do Copom, na terça e quarta. O Comitê de Política Monetária anuncia no final da tarde de quarta a decisão sobre a taxa Selic, reduzida para 11,75% ao ano na última reunião de 2023; há expectativa de novo corte de 0,5 ponto percentual para agora e também para a próxima reunião do Copom, em março.

No Brasil, a taxa básica de juros começou a cair em agosto, quando estava em 13,75% ao ano. Nos EUA, o Federal Reserve também decide na quarta sobre os juros, sob o impacto da alta de preços se estabilizando em dezembro. O Boletim Focus divulgado recentemente revisou para baixo as expectativas do mercado financeiro brasileiro em relação à inflação de 2024 e manteve a projeção da taxa Selic em 9% para o final deste ano.

************************************

SEGUNDA, 29

Bolsas para a universidade. Começam nesta segunda e seguem até 1º de fevereiro as inscrições para o Prouni, programa do Ministério da Educação que oferece bolsas parciais e integrais para cursos de graduação no ensino privado. Valem as notas do Enem 2022 ou 2023, com até duas opções para cursos. A primeira chamada dos classificados sai em 6 de fevereiro.

Vetos na pauta. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), deve reunir os líderes partidários para discutir os vetos presidenciais a emendas parlamentares de comissão, definidas por colegiados temáticos, entre outros vetos. Leia aqui. Os congressistas voltam do recesso em 5 de fevereiro.

Surfe em Pipeline. No Havaí, começa na segunda a primeira etapa do Championship Tour 2024, em que competem 10 brasileiros (oito homens e duas mulheres). O bicampeão Filipe Toledo enfrenta Samuel Pupo, e Miguel Pupo tem pela frente o campeão olímpico Ítalo Ferreira. João Chianca, o Chumbinho, que ainda se recupera de acidente em Pipeline, não vai disputar as duas primeiras etapas do circuito. O Brasil já tem três surfistas com vaga garantida nos Jogos de Paris. Veja quem são.

Continua após a publicidade

Futebol nas Olimpíadas. O Brasil bateu a Colômbia por 2 a 0 na sexta, no Torneio Pré-Olímpico Sul-americano, e soma seis pontos. O confronto segunda em Caracas, às 17h, contra o Equador, é pela liderança do grupo A. A seleção sub-23 comandada por Ramon Menezes ainda não sofreu gols. Às 20h, tem Colômbia x Venezuela.

Amistosos na Arábia Saudita. Time de Lionel Messi e do recém-contratado Luís Suárez, o Inter Miami faz dois jogos: segunda contra o Al Hilal, às 15h, e quinta contra o Al Nassr, time de Cristiano Ronaldo, também às 15h. Leia aqui.

The River Is Rising - Rest of the World Tour. O guitarrista Slash toca com a banda Myles Kennedy & The Conspirators em turnê por capitais brasileiras: segunda em Belo Horizonte, quarta em São Paulo, quinta no Rio de Janeiro e domingo em Porto Alegre.

*************************

TERÇA, 30

Corinthians x São Paulo, às 19h30. Terça é dia de clássico pela quarta rodada do Paulistão. O time de Mano Menezes perdeu para o São Bernardo no sábado (leia aqui) e soma apenas três pontos em três jogos. Já o São Paulo segue invicto. Acompanhe os placares na tabela.

Continua após a publicidade

Campeonato Carioca. Tem Botafogo x Portuguesa na terça, às 21h30, no estádio Nilton Santos. Acompanhe os jogos da Taça Guanabara na tabela.

***************************

QUARTA, 31

Desemprego em queda. O IBGE divulga na quarta a taxa de desocupação dos brasileiros para o trimestre encerrado em dezembro. Em novembro, a taxa obtida pela Pnad Contínua havia caído para 7,5%, a terceira queda consecutiva nos números do desemprego.

Dada a largada. O Santander abre na quarta, no Brasil, a temporada de divulgação de balanços corporativos do quarto trimestre de 2023. No dia seguinte, BR Partners publica seus números; os balanços de Itaú, Bradesco e Vale são aguardados para fevereiro.

Paulistão. São três jogos na quarta: às 19h30, jogam Portuguesa x Ponte Preta e Red Bull Bragantino x Palmeiras; às 21h30, Água Santa x Santos.

Continua após a publicidade

*****************************

QUINTA, 1º

Novos nomes na Justiça. Ministro aposentado do STF, Ricardo Lewandowski toma posse na quinta como ministro da Justiça e Segurança Pública, substituindo Flávio Dino, senador eleito e futuro ministro do STF. Na equipe de Lewandowski estão confirmados Manoel Carlos de Almeida Neto como secretário executivo, Mário Sarrubbo, procurador-geral de Justiça de São Paulo, para o cargo de secretário nacional de Segurança Pública e Ana Maria Neves na chefia de gabinete. O delegado Andrei Passos aceitou o convite para ficar no comando da Polícia Federal.

Fim do recesso. Um discurso do presidente do STF, Luís Roberto Barroso, marca na quinta, às 14h, a abertura do ano judiciário. Entre as primeiras pautas do STF está o julgamento de regime diferenciado de separação de bens para o casamento de pessoas com mais de 70 anos.

Exportações em alta. Nas três primeiras semanas de janeiro, a balança comercial brasileira acumulou superávit de US$ 4,5 bilhões, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Para o primeiro dia de fevereiro está prevista uma nova divulgação de resultados.

Venezuela x Brasil, às 20h. Na quinta, pelo Pré-Olímpico, a seleção brasileira enfrenta em Caracas a equipe do país-sede do torneio que classifica para os Jogos de Paris. Também às 20h jogam Colômbia x Bolívia pelo grupo A. Na sexta, é a vez do grupo B: Chile x Paraguai e Argentina x Uruguai, ambos às 20h.

Continua após a publicidade

Pobres Criaturas chega aos cinemas. O filme com a premiada atriz Emma Stone recebeu 11 indicações ao Oscar, entre elas melhor filme, direção, montagem e maquiagem. Entre as estreias da semana estão O Mal que Nos Habita, Argylle - O superespião, Gato Galáctico e o Feitiço do Tempo, Os Colonos, produção chilena premiada em Cannes, A viagem de Ernesto e Celestine e ainda Peppa Pig - Festa no cinema.

****************************

SEXTA, 2

Festa para Marta Suplicy. O presidente Lula tem agenda lotada na sexta em São Paulo. Ele anuncia obras do Túnel Santos-Guarujá e, em São Bernardo do Campo, visita a fábrica da Volkswagen, onde fará anúncio de investimentos. No final da tarde, na Casa de Portugal, participa da filiação de Marta Suplicy ao PT, partido pelo qual ela se elegeu prefeita da capital paulista em 2000. Reportagem da revista Piauí recupera as primeiras conversas com Lula que traçaram o caminho para reunir o deputado Guilherme Boulos e Marta Suplicy para enfrentar o prefeito Ricardo Nunes (MDB) na eleição deste ano.

Carnaval em São Paulo. Na sexta, a partir das 16h, tem desfile dos blocos de rua O Pinto do Visconde, na Mooca, e Bantantã Folia, no Butantã; no sábado, a festa começa cedo, às 8h, com o Bloco Urubózinho, na Freguesia do Ó, e às 9h com Arrianu Suassunga, em Pinheiros. Veja a programação completa.

Blocos no Rio. Na tarde de sexta desfilam Acadêmicos da Academia, na Tijuca, e três blocos no Centro: Jato Caliente, Quem Ama, Cuida e Bloco da Bey. No sábado e domingo a folia começa às 7h. Veja a programação.

Continua após a publicidade

*************************

SÁBADO, 3

Ensaios de escolas de samba. No Rio, os ensaios técnicos acontecem na Sapucaí, com entrada franca: sábado tem Grande Rio, Beija-Flor e Vila Isabel, a partir das 19h, e domingo à noite é a vez de Mangueira, Viradouro e Imperatriz.

Boa semana!

********

LEIA MAIS NA NEWSLETTER

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes