Pra começar a semana

Pra começar a semana

Siga nas redes
Reportagem

Otan prepara exercício militar com 90 mil soldados de 32 países

Esta é parte da versão online da newsletter Pra Começar a Semana. Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Este é um benefício exclusivo da sua assinatura UOL.

********

Membros da aliança querem treinar a capacidade de mobilizar tropas nacionais e internacionais por terra e mar. Em sinal de advertência à Rússia, que está em guerra com a Ucrânia desde fevereiro de 2022, a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) mobiliza mais de 90 mil soldados para exercícios militares que devem começar nesta semana e seguir até maio. Será a maior mobilização da Otan em décadas, desde 1988, antes do colapso da União Soviética.

Segundo o general Christopher Cavoli, a operação, batizada de Steadfast Defender, vai engajar 31 países-membros da Otan mais a Suécia, aspirante ao grupo. A estrutura gigantesca de 50 navios, 80 aeronaves e 1.100 veículos de combate reunirá tropas na América do Norte e na Europa, em países que fazem fronteira com a Rússia, como Polônia, Letônia, Lituânia e Noruega.

"Estamos nos preparando para um conflito com a Rússia e grupos terroristas", disse o almirante holandês Rob Bauer. "Se nos atacarem, precisamos estar prontos". Leia aqui.

************************************

SEGUNDA, 22

Nova Indústria Brasil. O presidente Lula vai lançar a partir das 11h a nova política industrial, com planos para os próximos dez anos. Reportagem da Folha de S.Paulo revela que o documento, batizado de Nova Indústria Brasil, prevê subsídios e traça metas para os setores de agroindústria, saúde, saneamento, mobilidade, moradia, infraestrutura e tecnologia de defesa, entre outros. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial vai aprovar o plano que será entregue a Lula pelo vice-presidente Geraldo Alckmin. Leia aqui.

A festa dos aprovados. A Fuvest publica a partir das 8h a lista dos aprovados em primeira chamada do vestibular de 2024 para os cursos de graduação da USP (Universidade de São Paulo), um dos processos seletivos mais concorridos do país, com 8.147 vagas.

Continua após a publicidade

Os prazos do Sisu. Começam segunda e terminam na quinta as inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do Ministério da Educação. Os candidatos podem usar as notas do Enem 2023 para concorrer a mais de 264 mil vagas em cursos de graduação de 127 instituições de ensino superior. A inscrição é gratuita e o candidato pode indicar uma ou duas opções de cursos. As notas de corte vão estar disponíveis na terça, e o resultado deve ser divulgado em 30 de janeiro.

Semifinais da Copinha. São dois jogos pela Copa São Paulo de Futebol Júnior: Flamengo x Cruzeiro na Arena Barueri, às 19h30, e Novorizontino x Corinthians na Neo Química Arena, às 21h30. Leia sobre os duelos. A final acontece na quinta.

Supercopa da Itália. A final será disputada em Riad, na Arábia Saudita, entre Napoli e Internazionale, às 16h (horário de Brasília). No ano passado, a Internazionale levou a taça goleando o Milan por 3 a 0.

Cacau entre as estrelas. Renascer, novela de Benedito Ruy Barbosa, tem remake estreando na Globo, com a trama adaptada por Bruno Luperi, neto do autor. No sul da Bahia, o cenário é o da produção de cacau. Estão no elenco Marcos Palmeira, Matheus Nachtergaele, Juliana Paes, Duda Santos, Maria Fernanda Cândido, Enrique Diaz e Chico Diaz, entre outros. Veja quem é quem em Splash.

*****************************

TERÇA, 23

Continua após a publicidade

Prévias da eleição nos EUA. Depois de vitória com larga vantagem em Iowa, o ex-presidente Donald Trump enfrenta novamente os pré-candidatos Nikki Haley, ex-governadora da Carolina do Sul, e Ron DeSantis, governador da Flórida, nas prévias do Partido Republicano em New Hampshire. Pesquisas locais apontam Trump com 42% das intenções de voto e Haley em segundo, com 30%. Veja como fica a corrida eleitoral nos EUA.

Oscar, os indicados. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anuncia a lista a partir das 10h. Nesta edição, o diretor norte-americano Mel Brooks, que está com 97 anos, e a atriz Angela Basset são homenageados. As estatuetas serão entregues em 10 de março. Leia sobre as apostas.

Semifinais da Liga Inglesa. Chelsea e Middlesbrough se enfrentam às 17h; na quarta, tem Fulham x Liverpool, no mesmo horário. Middlesbrough e Liverpool venceram nos jogos de ida. Acompanhe na tabela.

Brasil x Bolívia, às 17h. Jogando em Caracas, na Venezuela, a seleção brasileira masculina de futebol faz a estreia no Torneio Pré-Olímpico, buscando vaga nos Jogos de Paris. Sob o comando do técnico Ramon Menezes, o Brasil está no Grupo A, que tem também Equador, Venezuela e Colômbia. Dos cinco times, os dois primeiros se classificam para um quadrangular final. Na terça também jogam Equador x Venezuela, às 20h. Leia aqui.

**********************

QUARTA, 24

Continua após a publicidade

Milei pressionado. As centrais sindicais da Argentina agendaram para quarta a primeira paralisação geral convocada em protesto às medidas do pacote econômico do presidente Javier Milei.

Fechando as contas. A Receita Federal divulga os números da arrecadação de tributos de dezembro. De janeiro a novembro de 2023, a arrecadação federal somou cerca de R$ 2,1 trilhões, com pequena queda (0,66%) em relação ao mesmo período do ano anterior.

Para sambar em São Paulo. No Sambódromo do Anhembi, na capital paulista, os ensaios técnicos das escolas de samba acontecem de quarta (Colorado do Brás e Vai-Vai, a partir das 21h35) a sábado (Águia de Ouro, Mancha Verde, Mocidade Alegre e Império de Casa Verde, a partir das 19h40), com entrada franca.

**************************

QUINTA, 25

Eleições municipais. Tabata Amaral, deputada federal pelo PSB, lança a pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo na data em que a cidade comemora 470 anos. O apresentador José Luiz Datena se filiou ao PSB em 2023, é cotado para vice na chapa e tem presença aguardada no evento. "Se fizer sentido para o Datena ser o nosso vice, ele será, pois eu acho que ele agrega muito a esse projeto", disse a deputada. Leia aqui. Levantamento de Congresso em Foco mostra que, como Tabata Amaral, ao menos 60 congressistas são pré-candidatos às prefeituras.

Continua após a publicidade

Finais do Australian Open. Começam na quinta e sexta as finais do primeiro grand slam do ano, o de Melbourne, incluindo as competições em duplas masculinas, femininas e mistas. A final de simples feminina é no sábado, e a masculina no domingo; estão no páreo, até o momento, Djokovic, Fritz, Rublev, Sinner, Sabalenka e Coco Gauff, entre outros. Acompanhe a cobertura em Saque e Voleio e Tênis Brasil.

**********************

SEXTA, 26

Nordeste, o retorno. Depois de visitar Bahia, Pernambuco e Ceará, o presidente Lula volta ao Nordeste e, na Paraíba, vai à cidade de Patos para a entrega de 856 unidades do programa Minha Casa, Minha Vida. Patos é reduto do deputado Hugo Motta, líder do partido Republicanos. Santa Catarina e Minas Gerais entraram no radar para as próximas viagens palacianas.

Inflação sob controle. O IBGE divulga a prévia da inflação de janeiro, o IPCA-15. Segundo projeção do boletim Focus divulgada na semana passada, o mercado financeiro reduziu para 3,87% a previsão da inflação para este ano. Leia aqui.

Brasil x Colômbia, às 20h. É o segundo jogo da seleção brasileira de futebol valendo vaga nas Olimpíadas de 2024. Às 17h jogam Bolívia x Equador.

Continua após a publicidade

*****************************

SÁBADO, 27

Festival CarnaUOL 2024. No Allianz Park, em São Paulo, sete shows promovem muitas horas de festa eclética, com Daniela Mercury, Monobloco, Banda Eva, Joelma e Gloria Groove entre os artistas confirmados. São duas pistas e portões abertos a partir das 12h30. Saiba como comprar os ingressos.

Carnaval de rua no Rio. No Centro da capital fluminense, desfilam Bloco da Gold com Leo Santana, às 7h, Desliga da Justiça, às 8h, e o Bloco das Carmelitas, às 18h; em Ipanema, na zona sul, a Banda de Ipanema reúne os foliões a partir das 16h.

Boa semana!

********

Continua após a publicidade

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes