Pra começar a semana

Pra começar a semana

Siga nas redes
Reportagem

Lula viaja para o Nordeste, e ministros vão ao Fórum Econômico de Davos

Esta é parte da versão online da newsletter Pra Começar a Semana. Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Este é um benefício exclusivo da sua assinatura UOL.

********

Lula troca a agenda internacional por viagens aos estados. O presidente Lula retornou de São Paulo para Brasília neste domingo e na próxima quinta (18) vai estar em trânsito novamente, na primeira viagem ao Nordeste do ano eleitoral. Na Bahia, a agenda tem foco em tecnologia e educação, com parceria para o Centro Tecnológico Aeroespacial da Bahia e a inauguração da Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco). Em Pernambuco, sua terra natal, Lula estará presente na troca do Comando Militar do Nordeste, e de lá segue para o Ceará, onde lança a pedra fundamental do campus do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) em Fortaleza.

A ministra Marina Silva (Meio Ambiente) retorna a Davos nesta semana para a reunião anual do Fórum Econômico Mundial, evento onde discursou em janeiro de 2023, poucos dias depois dos ataques golpistas em Brasília. Ela vai comandar o painel "A Transformação Sustentável do Brasil". Na comitiva brasileira também estão o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, anunciou que vai a Davos. Leia aqui.

Para o ministro Fernando Haddad, as férias chegam ao fim na segunda (15). A volta do titular da Fazenda ao trabalho é aguardada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), em busca de uma solução para a Medida Provisória que tensiona as relações com o Congresso ao cortar aos poucos a desoneração da folha de pagamento de setores produtivos da economia. Entenda a volta da cobrança de impostos.

*****************************

SEGUNDA, 15

Tarifas de Itaipu. O presidente Lula recebe na segunda (15) a visita do presidente do Paraguai, Santiago Peña, em Brasília. Na pauta está a tarifa de energia produzida pela usina hidrelétrica binacional de Itaipu.

Fórum de Davos. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, participa do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, de segunda (15) a quarta (17). O ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, agendou encontros com empresários e autoridades governamentais.

Continua após a publicidade

Celac reúne autoridades. Em Santiago, no Chile, o ministro Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social) participa até o dia 17 de reunião da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos) e de reuniões bilaterais.

Primárias nos Estados Unidos. As eleições primárias do Partido Republicano para a disputa presidencial de 2024 começam pelo estado de Iowa na segunda (15). O pré-candidato é escolhido por voto secreto nas urnas colocadas em escolas, bibliotecas e quartéis de bombeiros nas cidades. Segundo pesquisas locais, o ex-presidente Donald Trump está à frente do governador da Flórida, Ron DeSantis. Trump enfrenta cinco pré-candidatos. Leia aqui.

The Best da Fifa. Na segunda (15), às 16h30, a Fifa entrega os prêmios The Best, que homenageia os destaques no futebol entre dezembro de 2022 e agosto de 2023. Os finalistas são os jogadores Lionel Messi, Erling Haaland e Kylian Mbappé.

Novo Basquete Brasil. Nesta segunda (15), às 19h30, o canal do UOL Esporte transmite no Youtube a partida Pato Branco x Vasco.

Copa Africana de Nações. Com 24 times em seis grupos, a competição teve início no sábado (13) e segue até 11 de fevereiro. Na segunda (15) os jogos são três: às 11h, Senegal x Gâmbia; às 14h, Camarões x Guiné; às 17h, Argélia x Angola. Acompanhe os placares na tabela.

Tênis na Austrália. Novak Djokovic passou trabalho para vencer um jovem de 18 anos, o croata Dino Prizmic, em sua primeira partida do Australian Open, grand slam em Melbourne que ele já venceu por 10 vezes. Leia em Saque e Voleio. Na estreia, em cinco sets, o brasileiro Thiago Wild jogou muito antes de ser derrotado pelo russo Andrey Rublev, número 5 do mundo. Nesta segunda (15), Bia Haddad enfrenta a partir das 2h (horário de Brasília) a tcheca Linda Fruhvirtová.

Continua após a publicidade

Festa do Emmy Awards. O "Oscar da Televisão" entrega os prêmios na noite de segunda (15). As séries Succession, The Last of Us e The White Lotus lideram a lista de indicações. Leia em Splash.

***********************

TERÇA, 16

Expectativa para as notas. O resultado do Enem 2023 será divulgado na terça (16). Com base nos notas das provas, os candidatos poderão se inscrever no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) entre os dias 22 e 25 de janeiro, e aguardar a primeira chamada do processo seletivo para o dia 30. Veja como acessar os resultados.

Serviços na economia. O IBGE divulga na terça (16) os dados da Pesquisa Mensal de Serviços referente a novembro de 2023. Em outubro, o índice registrou queda de 0,60% em relação a setembro, e alta acumulada de 3,6% em 12 meses. Na quarta (17) saem os números do comércio de novembro.

Copa Africana de Nações. Na terça (16) vão se enfrentar Burkina Fasso x Mauritânia, às 11h; Tunísia x Namíbia, às 14h, e Mali x África do Sul, às 17h. Para quarta (17), estava prevista a estreia do Marrocos contra a Tanzânia, mas a seleção marroquina desistiu devido a conflitos com a Argélia, país que sedia a Copa. Leia aqui. Às 17h de quarta (17), jogam Congo RD x Zâmbia.

Continua após a publicidade

Campeonato Carioca. Os jogos de terça (16) são Botafogo x Madureira, às 19h, e Flamengo x Audax Rio, às 21h30. Veja onde assistir.

*****************************

QUINTA, 18

Foco nas obras. O presidente Lula inicia na quinta (18) a primeira visita do ano ao Nordeste. Na Bahia, ele assina em Salvador um acordo de parceria para a implantação do Centro Tecnológico Aeroespacial da Bahia; em Paulo Afonso, inaugura a Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco) e, em Ipojuca (PE), visita a Refinaria Abreu e Lima.

PIB em disputa. O Banco CentraI divulga na quinta (18) o IBC-Br, índice de atividade econômica referente a novembro de 2023. A projeção do BC para o crescimento do PIB no ano é de 2,9%.

Estreia Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo. O longa-metragem com os personagens de Maurício de Sousa mostra o primeiro dia de aula no Ensino Médio de Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão e Milena. Leia aqui. Também chegam aos cinemas na quinta (18) os filmes Mergulho Noturno e Segredos de um Escândalo, este com as estrelas Julianne Moore e Natalie Portman, sobre a história real da professora de Washington (EUA) que teve um relacionamento com um aluno de 12 anos. Leia mais em Aventuras na História.

Continua após a publicidade

Copa Africana de Nações. Na quinta (18), jogam Guiné Equatorial x Guiné-Bissau, às 11h; Costa do Marfim x Nigéria, às 13h, e Egito x Gana, às 17h. Na sexta (19), mais três jogos: às 11h, Cabo Verde x Moçambique; às 14h, Senegal x Camarões; às 17h, Guiné x Gâmbia.

Copa do Rei. O Atlético de Madri enfrenta o Real Madrid na quinta (18), às 17h30.

Campeonato Carioca. Na quinta (18), Vasco enfrenta Boavista às 19h30, e Volta Redonda pega o Fluminense às 21h30, jogo que terá transmissão na Band.

*************************

SEXTA, 19

Troca da guarda. Na sexta (19), em Abreu e Lima (PE), o presidente Lula participa de cerimônia de mudança no Comando Militar do Nordeste, antes de seguir para o Ceará, onde lança a pedra fundamental do campus do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) em Fortaleza.

Continua após a publicidade

Enem dos concursos. Começam na sexta (19) as inscrições para o Concurso Nacional Unificado, que oferece cerca de 6,6 mil vagas em 21 órgãos do serviço público federal. Os candidatos podem concorrer a vários cargos dentro de cada um dos oito bloco temáticos. As provas estão previstas para 5 de maio. Veja aqui.

************************

SÁBADO, 20

Dia de São Sebastião. Feriado na cidade do Rio de Janeiro, sábado, 20 de janeiro, é dia do santo padroeiro.

Futebol inglês e francês. No sábado (20), o Arsenal enfrenta o Crystal Palace às 9h30, e às 16h45 tem Orléans x PSG pela Copa da França.

Campeonato Paulista. A competição de 2024 começa no sábado (20), com dois jogos: em Ribeirão Preto, às 18h, Botafogo-SP enfrenta o Santos, e às 20h, no Morumbi, na capital paulista, tem São Paulo x Santo André.

Continua após a publicidade

Campeonatos Carioca e Gaúcho. No sábado (20), às 16h, tem Botafogo x Bangu, e às 16h30 o Caxias enfrenta o Grêmio.

Boa semana!

********

LEIA MAIS NA NEWSLETTER

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes