Ignorando disputa, PSDB homologa a candidatura do apresentador Datena
O PSDB homologou a candidatura de José Luiz Datena à Prefeitura de São Paulo. O apresentador deixa de ser pré-candidato e se torna oficialmente candidato após decisão da federação nacional PSDB-Cidadania.
É o mais longe que Datena chega numa campanha eleitoral. A executiva afirmou que utilizou de um artigo do estatuto que estabelece que em cidades com mais de 200 mil eleitores, como São Paulo, a aprovação da escolha de candidatos e coligações deve ser submetida ao colegiado nacional. Não houve voto contrário à deliberação, informou a federação.
Ao UOL, o apresentador disse que sua preocupação é com o povo. "É uma decisão regimental e não tem nada de errado. O que está fora da curva é um cidadão que vive de cargos dentro da Prefeitura do Ricardo Nunes. O cidadão que quer atrapalhar a união do PSDB", afirmou Datena.
A decisão de homologar hoje a candidatura ignora as disputas internas do partido. Ontem, o ex-presidente do diretório paulistano da legenda, Fernando Alfredo, apresentou um requerimento de pré-candidatura a prefeito e disse que pretendia disputar a indicação. A reportagem apurou que uma antiga militante do partido, Lurdinha, também apresentou seu nome para a disputa.
A oficialização da candidatura de Datena estava programada para ocorrer amanhã na convenção do partido. O apresentador é conhecido pelo seu histórico de desistências — ele abandonou o pleito em outras quatro oportunidades.
No início da semana, ele ameaçou uma nova desistência. "Se o [Joe] Biden pode desistir [de disputar a reeleição nos EUA] a qualquer momento, por que eu não posso? Desde o começo, falei: se me sacanearam [no partido], eu desisto mesmo", afirmou Datena à Folha na segunda-feira (22). Depois, voltou atrás e disse que era "muito candidato".
O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, disse que a convenção amanhã servirá para a confirmação do candidato a vice-prefeito na chapa. O nome, segundo ele, será anunciado por Datena.
Os tucanos contrários a candidatura do apresentador defendem que o partido apoie à reeleição de Ricardo Nunes (MDB). Eles preparam uma manifestação para amanhã durante a convenção, que será realizada na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo).
Deixe seu comentário