Raquel Landim

Raquel Landim

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

MP suspeita de boca de urna do PT em Fortaleza e pede busca e apreensão

O Ministério Público Eleitoral de Fortaleza solicitou um mandado de busca e apreensão para verificar se houve prática de crime de boca de urna por apoiadores do candidato Evandro Leitão (PT) em Fortaleza, no Ceará.

Conforme ofício ao qual a coluna teve acesso, o promotor André Clark Nunes Cavalcante solicita ao juiz que a Polícia Federal tenha acesso a uma residência em frente a 95ª seção eleitoral da capital cearense para verificar a existência de "dinheiro, material de campanha, recibo, notas fiscais, telefones celulares e qualquer outros elementos relacionados ao ilícito".

O promotor relata que recebeu uma chamada telefônica do cartório eleitoral dessa seção com reclamações de pessoas entrando e saindo de uma casa em frente à seção de votação. Ele, então, se dirigiu ao local para verificação in loco acompanhado da Polícia Militar.

Conforme o ofício enviado ao juiz, o promotor gravou um vídeo e conversou com fiscais eleitorais, outros policiais militares que já estavam no local, que teriam relatado mesma conduta, que caracterizaria prática de boca de urna, que é vedada pela Justiça Eleitoral.

"Tais fatos, pela sua gravidade, evidenciam a necessidade de pronta atuação institucional para o fim de coibir crimes que afetem a vontade do eleitor e o próprio resultado das eleições, cujos prejuízos serão irreversíveis considerando a proximidade do pleito", escreveu Cavalcante.

A eleição em Fortaleza é uma das mais disputadas do país. Conforme o último Datafolha, o candidato do PL, André Fernandez, tem 51% das intenções de voto, e o candidato do PT, Evandro Leitão, tem 49%. Fernandez tem o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, enquanto Leitão tem o suporte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Procurada, a campanha de Leitão ainda não se manifestou.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.