Raquel Landim

Raquel Landim

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Vídeo da Marinha teve aval da cúpula e é recado de militares à sociedade

O vídeo da Marinha —que está repercutindo nas redes sociais e questiona se há "privilégios" nas Forças Armadas — teve aval da alta cúpula, incluindo o comandante Marcos Sampaio Olsen.

Segundo apurou a coluna, a peça já vinha sendo planejada em comemoração ao Dia do Marinheiro (13/12), mas foi ajustada para reagir à inclusão dos militares no pacote de ajuste fiscal do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

O objetivo é refutar a ideia de que os militares tenham privilégios e demonstrar que a aposentadoria é para compensar as peculiaridades da carreira, como ausência de direito à greve, de direitos políticos, de horas extras, de adicional de periculosidade etc.

Fontes militares negam que tenham utilizado de propósito um sósia de Haddad e dizem que a peça foi feita internamente pela equipe de comunicação da Marinha com um custo baixo. Em um trecho do vídeo, aparece um soldado muito parecido com o ministro da Fazenda. A legenda do vídeo quando ele surge na tela é "vocês terão que se acostumar".

Vídeo da Marinha tem sido visto como reação ao pacote de ajuste fiscal do governo Lula
Vídeo da Marinha tem sido visto como reação ao pacote de ajuste fiscal do governo Lula Imagem: Reprodução

Também afirmam que o objetivo não foi simbolizar jovens marinheiros e civis, mas a Marinha trabalhando enquanto a sociedade descansa.

Haddad incluiu idade mínima de 55 anos para aposentadoria dos militares no ajuste fiscal, além de outras medidas, como o fim da morte ficta e da transferência de cotas de aposentadoria entre as filhas beneficiadas.

Não há acordo, porém, sobre o período de transição para que a idade mínima seja implementada. No sábado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.

O lançamento da peça do Dia do Marinheiro ocorreu também no domingo numa cerimônia simbólica, na praça dos Três Poderes durante a troca da bandeira. A peça é também a primeira do novo canal da Marinha no Tik Tok.

Continua após a publicidade

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.