Antipetista é condenado pela Justiça após postar "baiano é gente?"
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A Justiça de São Paulo condenou o comerciante Gabriel dos Santos Martins, de 22 anos, por incitar o preconceito e a discriminação na internet.
Na eleição de 2018, o comerciante, que trabalha com produtos para narguilé em uma tabacaria, compartilhou no Facebook o resultado parcial da apuração na Bahia segundo o qual o petista Fernando Haddad vencia Jair Bolsonaro (então no PSL) por 58,77% a 24,31%. No post, havia o seguinte texto: "Pesquisa rápida: baiano é gente?". O post trazia ainda a afirmação "Pau no cu do PT! É isso".
O Ministério Público denunciou o comerciante após receber 662 queixas sobre a publicação. "Ficou demonstrado que Gabriel fez postagens de natureza racista", afirmou a promotora Ana Paula Moreira Mattos.
Na defesa apresentada à Justiça, o comerciante afirmou que não é o autor do post e que seu intuito era somente demonstrar sua opinião política. Afirmou ter escrito apenas a frase com o ataque ao PT, mas que foi mal interpretado por outros usuários. "Ele não teve nenhuma intenção de ofender as pessoas oriundas do Estado da Bahia", afirmou à Justiça o advogado Rodrigo Saud.
Na sentença, o juiz Peter Eckschmiedt afirmou ser natural surgirem críticas a partidos num contexto de polarização política. "Todavia, a forma infeliz, desinformada e até mesmo afrontosa ao bom senso com que o acusado incitou a discriminação ultrapassa o limite razoável da livre manifestação de ideias e pensamentos prevista na Constituição", afirmou. "Ele foi extremamente preconceituoso."
Gabriel foi condenado a dois anos de prisão, inicialmente em regime aberto, mas a pena foi substituída por prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período. Terá ainda de pagar uma indenização de um salário mínimo para uma entidade social.
O advogado afirma que irá recorrer da decisão para comprovar a inocência de Gabriel.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.