Topo

Tales Faria

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Presidente do MDB descarta candidatura de Eduardo Leite pela terceira via

Colunista do UOL

19/04/2022 17h32Atualizada em 19/04/2022 17h46

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi, disse à coluna que o ex-governador de São Paulo João Doria é a única indicação do PSDB ao grupo de partidos que discutem uma candidatura unificada a presidente da República, a chamada "terceira via", contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Perguntado por que não citava Eduardo Leite, ex-governador do Rio Grande do Sul, como um dos nomes do PSDB a ser levado em conta pelo grupo, Baleia Rossi afirmou: "O PSDB fez prévias e a gente precisa respeitar a decisão do partido. O PSDB externa a nós, presidentes dos demais partidos do centro democrático, que o candidato é o João Doria."

Eduardo Leite, como se sabe, contesta a decisão das prévias e tem se colocado como uma indicação alternativa a Doria entre os tucanos.

Antes da gravação, Baleia Rossi disse que considera inadiável a decisão dos partidos do grupo - MDB, PSDB, União Brasil e Cidadania - marcada para o dia 18. Segundo ele, os partidos têm como chegar a um candidato único até o dia 18:

"A data foi um consenso e temos três pré-candidatos colocados. No PSDB, o ex-governador João Doria, mais o Luciano Bivar, presidente nacional do União Brasil, e a Simone Tebet, que é a nossa candidata a Presidência da República pelo MDB. Acredito que nós conseguiremos, com a análise de pesquisas e outros critérios, chegar a um nome que possa representar esse centro democrático para dar uma alternativa ao país que não esses dois polos que já estão colocados", disse, referindo-se a Lula e Bolsonaro.