Topo

Tales Faria

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Com Bolsonaro, policiais estão como 007: têm licença para espancar e matar

Colunista do UOL

30/05/2022 17h48

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Não é por acaso que têm aparecido tantos casos de violência policial no país. Especialmente contra pobres, negros e mulheres. Tem uma ideologia por trás disso e um mau exemplo vindo de cima.

A ideologia é o bolsonarismo. O mau exemplo vem do próprio presidente da República, Jair Messias Bolsonaro.

Não poderia vir outra coisa de um presidente que tantas vezes mostrou desprezo por aqueles que considera mais fracos, que defendeu até mesmo a tortura praticada na ditadura militar contra jovens estudantes e que não se cansa de elogiar um dos maiores dos torturadores da história do Brasil, o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra.

Para Bolsonaro, há exagero na crítica aos policiais que assassinaram um cidadão com problemas mentais que estava andando de motocicleta sem capacete. Exatamente, sem capacete, como tantas vezes Bolsonaro tem andado em suas motociatas.

A lei vale para uns, os mais fracos, não vale para os fortes. Nem para aqueles que Bolsonaro protege, como é o caso do deputado Daniel Silveira, que ameaçou com uma surra a ministros do Supremo Tribunal Federal.

Aliás, Silveira é policial militar. A ele Bolsonaro concedeu a graça do perdão presidencial contra sua condenação pela Justiça. Transformou Silveira em herói dos bolsonaristas e num péssimo exemplo de sucesso a ser seguido pelos demais maus policiais do país.