Topo

Tales Faria

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Aposta em traições a Lula e Bolsonaro assombra eleição da chefia no Senado

Colunista do UOL

26/01/2023 04h00Atualizada em 26/01/2023 13h45

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Senado volta a funcionar, segundo a Constituição, na próxima quinta-feira, dia 2, mas reúne-se em "sessão preparatória" no dia 1º para a posse dos 27 senadores eleitos em outubro. Teoricamente, neste dia se decide a composição da Mesa Diretora e é escolhido o novo presidente da Casa.

Teoricamente, porque, na prática, dificilmente os acordos para decidir quem comandará o Congresso são fechados no primeiro dia de funcionamento do Parlamento.

Na contagem fria de apoios para a eleição do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) está praticamente reconduzido ao cargo na semana que vem. Mas seu principal adversário, Rogerio Marinho (PL-RN), aposta que traições ao governo Lula lhe darão a vitória.

Pacheco, no entanto, se julga mais fortalecido ainda pelas traições ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em cujo governo Marinho figurou como ministro da Integração.

Normalmente, a essa altura da disputa, os candidatos se expõem e pedem votos abertamente, procurando a mídia na tentativa de conquistar apoios.

Mas o temor de traições está levando tanto Pacheco como Marinho a evitar expor publicamente os votos que contam receber e se dedicar mais a uma campanha de bastidores.

O terceiro candidato, Eduardo Girão (Podemos-CE), tem se apresentado mais. No entanto, Girão já admite publicamente o favoritismo de Pacheco, devido ao apoio do governo Lula. Ele se coloca como "independente" e, por isso — sem Lula, nem Bolsonaro —, é visto como o que tem menos chances.

O Podemos de Eduardo Girão tem senadores ligados a Lula e a Bolsonaro, que tendem a votar nos candidatos desses dois. Por causa disso, o partido anunciou que vai liberar a bancada para votar em quem quiser.

Rogério Marinho conseguiu, até agora, manifestação de apoio do PL, seu partido, e do Progressistas, que comandou o centrão no apoio a Bolsonaro e o Republicanos. Ou seja, parte formalmente com os votos de 23 senadores se não houver traições.

Já Rodrigo Pacheco tem o apoio explícito do seu PSD, e mais PT, MDB, PDT, PSB, Cidadania e Rede. Com isso, já parte de uma base possível de 36 senadores.

Se não houver traições, faltam apenas cinco votos para o presidente do Senado conquistar a maioria, ou seja, 41 dos 81 senadores. Os seus aliados dizem que ele já tem bem mais do que isso, contando os votos que disporia em outros partidos, como União Brasil, PSC e até no Podemos e no Progressistas.

Rogério Marinho, no entanto, acredita que esses votos prometidos a Pacheco lhes são explicitados apenas por estar no comando do Senado e, também, por causa do governo federal. Mas que, na votação secreta, a maioria do União Brasil, do MDB e de outros partidos votará com a oposição.

Isso significa que a grande questão na abertura dos trabalhos do Senado, agora em fevereiro, é saber quem sofrerá mais traições: o governo Lula e Rodrigo Pacheco, como aposta Marinho, ou é Bolsonaro que estará definitivamente abandonado por seus antigos aliados.