Topo

Tales Faria

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Marcos do Val revela por que Bolsonaro teme voltar ao Brasil

Colunista do UOL

02/02/2023 09h47

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O senador Marcos Do Val (Podemos-ES), que apoiou o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, pode se tornar uma testemunha decisiva para a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Do Val anunciou, em um post, que o ex-presidente Jair Bolsonaro e o ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) tentaram usá-lo para dar um golpe de Estado contra o Brasil.

O senador integrou a base de sustentação ao governo Bolsonaro no Congresso. Segundo ele disse no post, está renunciando ao mandato como senador e contou à Veja "uma bomba": Bolsonaro tentou "me coagir para que eu pudesse dar um golpe de Estado junto com ele, e é lógico que eu denunciei".

À GloboNews, ele afirmou que relatou a história ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), junto com a informação de que Bolsonaro participou de uma reunião em que o então deputado Daniel Silveira lhe propôs gravar, clandestinamente, alguma conversa com o ministro.

As acusações do senador que fez parte ativa da base de sustentação do governo Bolsonaro são graves. Agora que o ex-presidente não tem mais foro privilegiado, podem levar até mesmo a uma prisão preventiva do ex-presidente.

Alexandre de Moraes tem usado do instrumento legal da prisão preventiva, sempre que há risco de o investigado atrapalhar as apurações da polícia contra ele. Seria um motivo mais que suficiente para Bolsonaro manter-se longe do país.

Desde um dia antes de deixar a Presidência, Bolsonaro viajou para os Estados Unidos. Nos últimos dias, anunciou que pretende ficar mais tempo por lá e chegou a dar entrada no pedido de visto de turista.

Segundo do Val, a proposta que lhe foi apresentada para o golpe, incluía ajudar a manter os acampamentos golpistas em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília.

O QG serviu de base para autores do atentado golpista do dia 8 de janeiro contra as sedes dos Três Poderes em Brasília e para integrantes do grupo que tentou explodir uma bomba do aeroporto internacional de Brasília.

Assim como Bolsonaro, Daniel Silveira também perdeu o foro privilegiado. Foi preso na manhã desta quinta-feira, 2, no dia seguinte ao final de seu mandato como deputado federal.