Topo

Tales Faria

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Haya mandou um recado para Putin: 'É hora de negociar o fim da guerra'

Colunista do UOL

17/03/2023 18h34

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Tribunal Penal Internacional em Haia pediu a prisão do presidente da Rússia, Vladimir Putin. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, depois de as investigações concluírem que o mandatário russo cometeu crimes de guerra durante a invasão da Ucrânia, principalmente diante da deportação de crianças.

Esta decisão serve como mais uma pressão sobre Putin para que ele aceite negociar a solução para o fim da guerra com a Ucrânia. Assim como o presidente do país adversário, Volodymyr Zelensky, Putin tem-se negado a negociar de verdade.

Desde que assumiu, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva colocou o Brasil à disposição para a montagem de uma frente de países dispostos a intermediar as negociações. A China também tem proposto o caminho da negociação como única solução.

Com sua decisão, a Corte de Haya manda, na prática, um recado para Putin: "Você está perdendo todo o apoio internacional."

Se resistir além da conta, Putin corre o risco de entrar para o clube dos párias internacionais, que já tem como sócios os ex-presidentes Jair Bolsonaro, do Brasil, e Donald Trump, dos EUA, entre outros, como o atual presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.