Topo

Thaís Oyama

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Exército tenta tapar sol com a peneira, mas caso Luan pode ser incendiário

O general Pazuello: ele escapou da punição; sargento também escapará? - Jefferson Rudy/Agência Senado
O general Pazuello: ele escapou da punição; sargento também escapará? Imagem: Jefferson Rudy/Agência Senado

Colunista do UOL

09/06/2021 11h41Atualizada em 09/06/2021 14h19

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

No que depender do Exército, nenhum ser vivente deverá saber por que motivo seu comandante, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, decidiu não punir o general Eduardo Pazuello por transgressão disciplinar.

No máximo, terão acesso à informação aqueles que hoje engatinham ou começam a comer com talheres, mas esses não estarão nem aí para o caso do general daqui a cem anos, prazo em que a Força quer manter trancado a sete chaves o processo administrativo de que o protegido de Jair Bolsonaro saiu ileso.

O argumento de que a divulgação do processo feriria a intimidade do militar e por isso deverá ficar em sigilo por até um século foi a resposta do comando do Exército ao pedido de acesso aos documentos feito pelo jornal O Globo com base na Lei de Acesso à Informação.

A decisão do sigilo centenário, da qual cabe recurso, é uma tentativa do Exército de impedir que a impunidade do general amigo do presidente abra uma caixa de Pandora a espalhar ventos malignos em suas fileiras.

O esforço tem poucas chances de prosperar.

O terceiro sargento do Exército Luan Freitas Rocha, como revelou o Estadão, participou no mês passado de uma live do deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO), aliado fiel de Bolsonaro.

Na transmissão, o militar, dizendo falar em nome das turmas de sargentos de 2013 e 2014, reclamou de mudanças na política de promoções da categoria e pediu a interferência do deputado, que respondeu prometendo falar com o presidente Bolsonaro. "Tudo o que trata do pessoal das Forças Armadas vem do presidente da República", disse Vitor Hugo. "Posso fazer essa demanda formalmente para ele", afirmou.

O Estatuto dos Militares veda a militares da ativa, caso do sargento Luan Freitas Rocha, quaisquer "manifestações coletivas, tanto sobre atos de superiores quanto as de caráter reivindicatório ou político." A Companhia de Comando da 15º Brigada de Infantaria Mecanizada, a que pertence o sargento, confirmou que ele responde a sindicância para apurar se houve transgressão disciplinar no episódio da live com Vitor Hugo.

No caso de Pazuello, um general três estrelas, a decisão sobre a (não) punição foi do comandante do Exército.

No caso do peixe pequeno Luan Freitas Rocha, ela caberá ao comandante da sua Companhia.

O caso está fermentando há dias tanto no alto quanto no baixo oficialato do Exército.

Se o sargento sair ileso, oficiais já revoltados com a impunidade de Pazuello dirão que o Exército virou mesmo a casa da mãe Joana.

Se for punido, a Companhia com sede em Cascavel poderá se tornar o foco de sargentos e praças revoltados com a ideia de que as regras militares só se aplicam ao baixo clero, enquanto deixam impunes o generalato.

Uma saída para a Força, talvez, seja decretar sigilo para toda eternidade também sobre o caso do sargento Luan, hipótese em que, para não abrir a caixa de Pandora, o Exército estará escolhendo se fechar ele mesmo numa tumba.