Topo

Thaís Oyama

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

'Solução Elmar': Ala do PT defende dar ministério para deputado do centrão

Colunista do UOL

29/05/2023 13h06

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Para o presidente Lula (PT) ter mais apoio na Câmara dos Deputados, petistas começam a defender a ideia de colocar o deputado federal Elmar Nascimento (União-BA) em algum ministério, o que traria junto a influência de Arthur Lira (PP-AL).

Segundo apuração da colunista Thaís Oyama, membros do PT já não enxergam outra solução sem ser essa.

Petistas já desistiram de achar outra solução e defendem trazer, disfarçadamente, Arthur Lira para dentro do governo. Como seria? Essa solução passa pelo Elmar Nascimento".

É aquele nome que, lá atrás, quando Lula estava formando seu ministério, era cotado para ser ministro da Integração Social, mas foi vetado por alguns petistas. Ele foi muito criticado publicamente".

A colunista contou que, nos bastidores, os petistas contabilizam 50 votos a mais com essa vinda de Elmar à Esplanada dos Ministérios.

Por que Elmar seria uma solução na visão de grão-petistas? Porque ele é muito próximo de Arthur Lira e é o candidato do presidente da Câmara para sucedê-lo em 2025. Elmar Nascimento é muito próximo do Arthur Lira e é do União Brasil".

Portanto, esses petistas fazem a seguinte conta: Elmar poderia resolver boa parte dos problemas do governo no Congresso porque ele traria para dentro do governo tanto 30 votos do União Brasil, quanto mais 20 votos do PP".

Contudo, Elmar tem rivais petistas na Bahia: o senador Jaques Wagner, que é líder do governo no Senado, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Para amenizar essa rixa entre Elmar e os petistas, integrantes da legenda colocam na mesa a quantidade de votos que a ministra do Turismo, Daniela do Waguinho (União-RJ), e o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União-MA), trazem para o governo.

O que eles dizem é isso: esses ministros não trazem votos para o governo no Congresso".

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h com apresentação de Fabíola Cidral e às 18h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: