Topo

Thaís Oyama

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Em reunião, PL diz que Kassio Nunes não terá vida fácil se trair Bolsonaro

Colunista do UOL

21/06/2023 14h26

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O ministro Kassio Nunes Marques não terá vida fácil se votar a favor da inelegibilidade de Jair Bolsonaro, garante o PL. Nunes Marques foi indicado pelo ex-presidente ao STF (Supremo Tribunal Federal) e também compõe o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que inicia o julgamento da ação amanhã.

O recado dado foi decidido em uma reunião com o próprio Bolsonaro, Valdemar Costa Neto, general Braga Netto e outros advogados, segundo apuração da colunista do UOL Thaís Oyama.

Decidiram que fariam chegar aos ouvidos do ministro Kassio Nunes Marques a seguinte pergunta: qual espada ele vai preferir ter sobre a cabeça? Na verdade, ele teria duas, na palavra de um dos presentes. Ele teria a espada da esquerda sobre a cabeça dele, se votar a favor da absolvição de Bolsonaro, tendo as críticas da esquerda, do PT, do governo e da imprensa, que consideram estar desfavorável a Bolsonaro".

Se, no entanto, ele votar contra a absolvição de Bolsonaro, ele terá sobre a cabeça dele, a espada do bolsonarismo. Nas duras palavras de um integrante do PL, ele vai ficar impedido de andar nas ruas, impedido de frequentar restaurantes com a família dele, dificuldade de pegar avião sem ser incomodado e vai ter uma avalanche de críticas e ataques nas redes sociais".

O temor de um voto contra a absolvição de Bolsonaro por parte do ministro vem após ele não atender telefonemas e não dar indicativo de qual será seu posicionamento no julgamento, de acordo com a colunista.

PL fez reunião para dar sacudida em Bolsonaro antes de julgamento no TSE, conta Thaís Oyama

Em reunião com Braga Netto, Valdemar Costa Neto e o líder do PL na Câmara dos Deputados, Altineu Côrtes, Bolsonaro teve o ânimo levantado antes do julgamento de sua inelegibilidade no TSE.

Bolsonaro estava em um tom muito conformado e desanimado, que estava irritando aliados. Essa reunião foi para dar uma sacudida no Bolsonaro e dizer: 'Olha, não tem essa de jogar a toalha não'".

Uma das coisas que esse grupo tirou foi essa: Bolsonaro não vai fazer mais o discurso do boi que vai para o matadouro de cabeça baixa".

Oyama: Perguntas de Moro reenergizaram Zanin, que levou a melhor em embate na sabatina

Na avaliação de Oyama, o advogado Cristiano Zanin levou a melhor sobre o senador Sergio Moro (União-PR) na sabatina para a vaga ao STF (Supremo Tribunal Federal).

Zanin esquentou. Ele começou a sabatina visivelmente nervoso, inseguro e as respostas não fluíam direito, mas parece que as perguntas de Moro reenergizaram Zanin".

Ele pareceu ter revivido aqueles embates em que Sergio Moro estava na posição de juiz e ele na posição de advogado".

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h com apresentação de Fabíola Cidral e às 18h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: