Topo

Vicente Toledo

Trump acusa rivais de tentar "roubar eleição"; Twitter põe alerta em post

Colunista do UOL

04/11/2020 04h20

Um tuíte do presidente Donald Trump na madrugada desta quarta-feira foi marcado pelo Twitter com um alerta aos usuários sobre desinformação. A reação da rede social veio depois que Trump acusou os democratas de tentarem "roubar a eleição".

"Alguns ou todos os conteúdos compartilhados neste Tweet são contestáveis e podem ter informações incorretas sobre como participar de uma eleição ou de outro processo cívico é duvidoso", dizia mensagem.

Também foi adicionado à postagem do presidente um aviso promovendo esforços para garantir a segurança das eleições.

"Nunca vamos deixar que façam isso. Votos não podem ser entregues depois que as urnas estão fechadas", disse o presidente.

Trump aparentemente se referia a votos enviados pelo correio que podem chegar depois do dia da eleição, muitos deles atrasados graças ao esforço de sua própria administração para sucatear os correios às vésperas da votação.

Em vários estados, votos que foram postados no correio até o dia da eleição são aceitos e contabilizados mesmo que cheguem depois da data oficial. O prazo em dias varia de estado para estado, mas não há nada ilegal ou fraudulento nesse processo.

Trump, como de costume, não apresentou evidências para corroborar suas denúncias. Mas isso pouco importa, já que o objetivo é abalar a credibilidade dos votos enviados pelo correio, que deverão definir o resultado da eleição em estados ainda em disputa como Pensilvânia, Wisconsin e Michigan.

E preparar o terreno para contestar esses votos na Justiça em caso de derrota.