Topo

Wálter Maierovitch

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Bolsonaro cometeu crime de lesa pátria perante embaixadores

Bolsonaro emporcalha o Brasil perante o mundo  -  O Antagonista
Bolsonaro emporcalha o Brasil perante o mundo Imagem: O Antagonista

Colunista do UOL

18/07/2022 18h33

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O presidente Jair Bolsonaro (PL) convocou embaixadores e, em palestra a eles reservada e com base em informação falsa, enlameou a imagem do Brasil.

Apresentou o Brasil como uma republiqueta bananeira, fraudadora da vontade popular em eleição fraudulenta.

Para Bolsonaro, o sistema de urnas eletrônicas enseja fraudes. E, para tentar passar credibilidade, apoiou-se em inquérito policial não concluído. Tecnicamente, no caso do inquérito citado, concluiu-se que houve erro do eleitor, e não do programa em operação na urna apontada.

Chamar embaixadores para detonar a imagem do Brasil como chefe de Estado e colocar em dúvida a próxima eleição presidencial, com dado falso, é ato indigno, temerário, repugnante.

Trocando em miúdos, Bolsonaro avisou a outras nações que o Brasil não é país sério. É país que frauda eleições. Cujos eleitos não detêm legitimação pelo voto popular.

Em resumo: Bolsonaro praticou atos de lesa-pátria. Ao apresentar dados falsos promoveu futrica internacional, fofoca, ato irresponsável. Perpetrou crimes de responsabilidade ao atentar contra a Constituição e cometeu crimes eleitorais. É um irresponsável na chefia do estado nacional.