Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Aluna foi expulsa de aula por usar celular e não por apoiar Bolsonaro

Página de apoio ao candidato Jair Bolsonaro (PSL) divulgou um vídeo enganoso - Reprodução/Facebook
Página de apoio ao candidato Jair Bolsonaro (PSL) divulgou um vídeo enganoso Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

07/08/2018 13h13

Uma página de apoio a Jair Bolsonaro no Facebook compartilhou nesta segunda-feira (6) um vídeo que mostra, supostamente, uma jovem sendo expulsa da sala de aula por seu professor por usar uma camiseta do candidato do PSL.

Do momento de sua publicação até a noite do dia 6, a postagem teve 19 mil interações, segundo a contagem pública do Facebook, e um desempenho dez vezes maior do que a média da página, conforme o monitoramento do CrowdTangle, uma ferramenta de análise de redes sociais.

O conteúdo compartilhado é um vídeo de outra página pró-Bolsonaro, alegadamente baseada em Pirapora do Bom Jesus (SP), que por sua vez teve mais de 800 mil visualizações desde que foi publicado, em abril de 2018. O texto que introduz o conteúdo afirma categoricamente que "professor de história grita e expulsa aluno por este usar a camisa do Bolsonaro em sala de aula".

Na realidade, o vídeo não tem qualquer relação com a campanha presidencial ou com Bolsonaro. O vídeo em questão foi gravado no dia 23 de fevereiro de 2015, na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Silva Mello, no bairro Parque da Areia Preta, em Guarapari (ES).

O professor, exaltado, pediu que ela tirasse "essa merda daqui". No mesmo dia, o vídeo foi compartilhado na página do Facebook “ES em Foco” e tornou-se um viral no WhatsApp. Em entrevista ao jornal “Gazeta Online”, à época, a aluna e o professor confirmaram que a confusão foi motivada pelo uso do celular dentro da sala de aula. Ela não usava camiseta do candidato.

Na época, o caso rendeu cobertura jornalística de outros veículos. A versão recentemente viralizada utilizou 37 segundos de uma reportagem da afiliada da “TV Globo” no Espírito Santo, mas suprimiu a explicação sobre o uso do celular pela aluna.

O vídeo enganoso compartilhado nas redes sociais foi desmentido pela checagem do UOL e dos seguintes veículos integrantes do projeto Comprova: "Folha de S.Paulo", “O Estado de S.Paulo”, “SBT", "Gazeta Online”, “O Povo”, "Revista piauí" e “Poder 360”.

O Comprova é um projeto integrado por 40 veículos de imprensa brasileiros que descobre, investiga e explica informações suspeitas sobre políticas públicas, eleições presidenciais e a pandemia de covid-19 compartilhadas nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens. Envie sua sugestão de verificação pelo WhatsApp no número 11 97045 4984.