Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Homem que fez vídeo zombando do preço da gasolina não é filho de Lula

Fábio Luís, um dos filhos de Lula. Nenhum dos irmãos fez vídeo falando do preço do combustível - Arte/UOL
Fábio Luís, um dos filhos de Lula. Nenhum dos irmãos fez vídeo falando do preço do combustível Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

03/09/2018 16h52

A identidade de um homem que zomba do alto preço da gasolina tem sido atribuída erroneamente a um filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em vídeo que circula no WhatsApp e nas redes sociais. Na gravação, o motorista, que afirma estar dirigindo um Camaro, diz não se importar com o preço da gasolina, a R$ 4 o litro. A postagem original é de 2015, sem qualquer referência ao ex-presidente.

Para buscar o vídeo original, o projeto Comprova utilizou a ferramenta de pesquisa reversa por imagem do Google, em que é possível buscar um frame do vídeo e encontrar sites que incluam a mesma imagem.

A gravação mais antiga encontrada foi publicada no YouTube em 25 de outubro de 2015. Outra indicação de que o vídeo não é recente é o fato de o homem afirmar ironicamente “obrigado, Dilma!”, e não fazer qualquer referência ao atual presidente, Michel Temer.

O vídeo parece ser uma paródia de outro feito em 2014 por um homem em Iporá (GO) que diz estar dirigindo um Camaro V8. Ele zomba do preço da gasolina e agradece, ironicamente, a Dilma.

A versão do vídeo com referência ao ex-presidente petista, com a legenda “Filho do Lula zuando o povo”, começou a circular na época da greve dos caminhoneiros, que tinha como principal reivindicação a redução do preço dos combustíveis. A postagem mais antiga encontrada pelo Comprova neste ano no YouTube é de 2 de junho, poucos dias depois dos últimos bloqueios em estradas. Com a proximidade das eleições, o boato voltou a ser publicado nesta semana.

Além de a publicação original não fazer qualquer referência a filhos do ex-presidente, o motorista afirma no vídeo que acabou de abastecer em Gravataí (RS). Nenhum dos quatro filhos homens de Lula mora fora do estado de São Paulo, como já informou a revista "Veja".

Também é possível perceber que o homem do vídeo não se parece com nenhum dos filhos do líder petista — Marcos Cláudio, Fábio Luís, Luís Cláudio e Sandro Luís. Para tirar a dúvida, comparamos dez fotos dos Lula da Silva com o motorista do Camaro em um software de reconhecimento facial chamado Betaface. Não houve nenhuma correspondência.

A “Veja” e o site “Boatos.Org” já contestaram essa peça de desinformação.

Agora o material enganoso foi verificado pela “Veja” e pelo jornal “O Estado de S.Paulo”, além do UOL, do “Jornal do Commercio”, do “Poder360” e da "NSC Comunicação", todos integrantes do projeto Comprova.

O Comprova é um projeto integrado por 40 veículos de imprensa brasileiros que descobre, investiga e explica informações suspeitas sobre políticas públicas, eleições presidenciais e a pandemia de covid-19 compartilhadas nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens. Envie sua sugestão de verificação pelo WhatsApp no número 11 97045 4984.