Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Patrícia Pillar desmente meme e diz que nunca foi agredida por Ciro Gomes

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

20/09/2018 18h43

Um meme que combina uma foto da atriz Patrícia Pillar com uma fala falsamente a atribuída a ela circula desde esta quarta-feira (19) nas redes sociais e no WhatsApp. A falsa declaração é “gente, eu nunca fui casada com Bolsonaro. Quem me batia era o Ciro Gomes”. A própria atriz veio a público para declarar que nunca fez esta afirmação e tampouco foi agredida pelo ex-marido, que é candidato a presidente pelo PDT.

Patrícia foi casada com Ciro Gomes entre 1999 e 2011. Entre ontem e hoje, ela fez duas postagens em sua página oficial no Facebook. “Estou aqui para dizer que estão usando a minha imagem para divulgar notícias falsas, favorecendo um candidato que jamais seria o meu”, diz a atriz e diretora no vídeo do primeiro post. “Nunca sofri nenhum tipo de violência da parte de ninguém. Isso é totalmente falso”, acrescenta. Na segunda postagem, ela declara voto em Ciro Gomes na eleição presidencial deste ano.

O projeto Comprova encontrou o primeiro post do meme no Facebook em um perfil pessoal. Esta postagem foi apagada, mas chegou a ter 20 mil compartilhamentos. Pelo menos outros três perfis continuam compartilhando a montagem, com engajamento expressivo. Um deles tinha 29,2 mil compartilhamentos na tarde desta quinta (20).

O conteúdo também está sendo compartilhado por WhatsApp, foi rastreado pelo monitor de WhatsApp da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e enviado ao número do Comprova (11-97795-0022).

A dupla postagem de Patrícia Pillar foi notícia nos principais jornais e portais de notícias do país. O site "Boatos.org" e a agência "Lupa" também publicaram o desmentido.

Agora o material foi verificado pelo “Jornal do Commercio” e pela “Gazeta do Povo”, além de outros integrantes do projeto Comprova: UOL, “O Estado de S.Paulo”, “Folha de S.Paulo”, revista “Exame” e rádio “Band News FM”.

O Comprova é um projeto integrado por 40 veículos de imprensa brasileiros que descobre, investiga e explica informações suspeitas sobre políticas públicas, eleições presidenciais e a pandemia de covid-19 compartilhadas nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens. Envie sua sugestão de verificação pelo WhatsApp no número 11 97045 4984.