Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Notícia de que Jean Wyllys foi chamado para ser ministro de Haddad é falsa

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

21/09/2018 21h29

É falso o tuíte que alega que o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) foi convidado para ser ministro da Educação em um possível governo de Fernando Haddad, candidato à Presidência pelo PT.

A postagem enganosa usa uma imagem manipulada do portal “G1” com a seguinte manchete: "Jean Wyllys confirma convite de Haddad para ser Ministro da Educação em eventual governo do petista". Isto é falso, e a reportagem não foi publicada pelo site.

O texto da montagem foi feito com padrões de escrita diferentes daqueles usados pelo “G1”. As palavras “deputado” e “ministro”, por exemplo, foram grafadas com maiúsculas. O portal só usa maiúsculas em início de frases. O portal publicou um desmentido sobre a informação falsa que circula atrelada a sua marca.

Como o código fonte e os elementos do HTML das páginas de internet podem sempre ser acessados por meio dos próprios aplicativos de navegação (Google Chrome, Internet Explorer e Mozilla Firefox, por exemplo), é possível editar os textos que eles armazenam. No entanto, as alterações só ficam disponíveis para quem faz as edições. Logo, o texto alterado não é exibido para os demais internautas que acessam os sites.

Outra evidência de que a informação é falsa está no nome de quem é o responsável pela suposta reportagem. O jornalista que assina o texto é Bernardo Caram. A matéria falsa está datada de 20 de setembro de 2018. É verdade que Caram trabalhou no “G1”, mas entre outubro de 2016 e março de 2018. Atualmente ele é jornalista da “Folha de S.Paulo”, integrante do Comprova.

As assessorias de Fernando Haddad e de Jean Wyllys também negaram a informação.

O post enganoso foi publicado no Twitter nesta sexta-feira (21) e já teve 2,3 mil curtidas e 1,2 mil compartilhamentos.

O material foi verificado pela “Gazeta Online” e pelo “Poder360”, além do UOL, da “Folha de S.Paulo”, de “O Estado de S.Paulo” e da revista “piauí”, todos integrantes do projeto Comprova.

O Comprova é um projeto integrado por 40 veículos de imprensa brasileiros que descobre, investiga e explica informações suspeitas sobre políticas públicas, eleições presidenciais e a pandemia de covid-19 compartilhadas nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens. Envie sua sugestão de verificação pelo WhatsApp no número 11 97045 4984.