PUBLICIDADE
Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


UOL Confere

Vídeo manipulado deturpa fala de Lula sobre o PT

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

02/10/2018 17h53

É falso um vídeo supostamente escondido pelo PT no qual o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelaria a “verdadeira ideologia” do partido. As imagens, que circulam nas redes sociais desde 2017 e viralizaram novamente a menos de uma semana das eleições de 2018, foram editadas e manipuladas digitalmente. O contexto foi deturpado e a mensagem é totalmente diferente do discurso original de Lula.

“Este vídeo foi guardado a sete chaves pelo PT e entregue pelo Palocci”, diz um dos posts enganosos que replicou as imagens manipuladas. Outra postagem enganosa do mesmo vídeo tem como título: “Você conhece a verdadeira ideologia do PT?”.

Na verdade, o vídeo nunca foi escondido pelo PT. Publicado, por exemplo, na página oficial de Lula no Facebook, ele representa a transmissão de um evento do PT em São Paulo no dia 22 de setembro de 2017 como parte da campanha de filiação realizada pelo partido no segundo semestre daquele ano em diversos pontos do país.

O projeto Comprova identificou o vídeo original depois de fazer uma busca reversa no Google Imagens a partir de capturas de tela do vídeo editado, utilizando a ferramenta Citizen Evidence.

O original tem 44 minutos, e Lula fala por mais de 20 minutos. A versão manipulada tem somente 3min33s. A edição deste último é nítida, com cortes abruptos de áudio e imagem.

No vídeo original, Lula começa a falar na marca de 21min27s. No início de sua fala, ele diz: “Eu penso que as pessoas devem se filiar ao PT primeiro porque o PT precisa convencer as pessoas de que não existe saída, para o Brasil e para qualquer país do mundo, fora da política. Ou seja, o PT tem que ser o partido que enfrenta essa discussão contra a negação da política. Fora da política nós teremos fascismo, nazismo, qualquer outra coisa, menos democracia.”

O vídeo com cortes deturpa a fala do ex-presidente, invertendo o sentido de seu discurso, como neste trecho editado: “Eu penso que as pessoas devem se filiar ao PT primeiro porque o PT precisa convencer as pessoas a negação da política. Fascismo, nazismo, qualquer outra coisa, menos democracia.” 

Ao analisar os frames do vídeo falso com a ferramenta online Watch Frame by Frame, observamos que no intervalo de um centésimo de segundo Lula ocupa dois lugares significativamente diferentes da sala. Esta mudança brusca de posição do político no vídeo denota manipulação das imagens. Fragmentos separados da gravação foram unidos arbitrariamente para formar um discurso que nunca existiu.

Uma das versões do vídeo deturpado, postado em um perfil pessoal no Facebook, teve mais de 1,8 milhão de visualizações e 106 mil compartilhamentos.

O material enganoso foi verificado pela agência “AFP” e pelo “Nexo”, além do UOL, do “Estadão”, do “Jornal Commercio”, “O Povo” e “Gazeta Online”, todos integrantes do projeto Comprova.

O Comprova é um projeto integrado por 24 veículos de imprensa brasileiros que descobre, investiga e explica rumores, conteúdo forjado e táticas de manipulação associados a políticas públicas. Envie sua pergunta ou denúncia de boato pelo WhatsApp 11 97795 0022.

UOL Confere