Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Márcio França erra dados sobre ensino superior paulista no Roda Viva

Arte UOL sobre reprodução
Imagem: Arte UOL sobre reprodução

Bárbara Libório e Judite Cypreste

Do Aos Fatos

18/07/2018 17h51Atualizada em 19/07/2018 10h52

O governador e pré-candidato ao governo de São Paulo, Márcio França (PSB), foi entrevistado no programa Roda Viva, da TV Cultura, na última segunda-feira (16). Temas como segurança pública e políticas de educação do Estado fizeram parte das discussões, além da herança deixada pelo seu antecessor, o tucano Geraldo Alckmin, que deve concorrer à Presidência da República em outubro próximo. 

Ao falar de ensino superior, no entanto, o pré-candidato errou dados sobre os repasses estaduais às universidades públicas e ao Centro Paula Souza. Ele também exagerou o número de alunos da Univesp, universidade virtual criada na gestão de Alckmin. Veja abaixo o que checamos:

14% dos 18% do ICMS vão direto [para USP, Unicamp, Unesp, Fapesp e Centro Paula Souza]

FALSO: Na verdade, 9,57% da parte do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) que cabe ao Estado — subtraído alguns valores para habitação e outras obrigações — são destinados às universidades públicas, e 1% da arrecadação total de impostos, não só do ICMS, é destinado à Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Nenhum valor da arrecadação do ICMS é previsto em lei para o Centro Paula Souza.

Financiamento do Centro Paula Souza

Ao falar do valor do ICMS pago pelos contribuintes que é direcionado às instituições de ensino superior e pesquisa, Márcio França chegou a detalhar os percentuais repassados a cada uma, afirmando que cerca de 3% iriam para o Ceeteps (Centro Paula Souza), uma autarquia do governo paulista que administra as Etecs (Escolas Técnicas) e as Fatecs (Faculdades de Tecnologia) do estado. Acontece que, diferentemente das universidades, o Ceeteps não tem dotação própria — é o governo quem decide, todo ano, o quanto de recursos a instituição receberá. Não há nenhuma vinculação prevista na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) estadual ou na constituição do estado.

Aos Fatos também entrou em contato com dois especialistas, o professor Hélio Nogueira da Cruz, que foi vice-reitor da USP e é autor de artigos sobre o financiamento do ensino superior público de São Paulo, e a professora Nina Beatriz Stocco Ranieri, professora associada do departamento de Direito do Estado, da Faculdade de Direito da USP, também autora de artigos sobre os aspectos constitucionais do direito à educação. Ambos afirmaram desconhecer qualquer vinculação do Centro Paula Souza ao ICMS do estado. Aos Fatos entrou em contato com a Ceeteps para perguntar se haveria uma possível vinculação da instituição à arrecadação estadual, mas não houve resposta.

Financiamento de universidades e Fapesp

No caso das universidades públicas — USP (Universidade de São Paulo), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e Unesp (Universidade Estadual Paulista) —, há um cálculo diferente. Por lei, 9,57% da cota-parte do ICMS do estado devem ser destinados a elas. A cota-parte, por sua vez, equivale a 75% da arrecadação — os outros 25% restantes são distribuídos entre os municípios. Ou seja, as universidades estaduais devem receber, juntas, 9,57% de 75% do ICMS arrecadado, que é a parte que cabe por lei ao estado. Os valores são repartidos entre as três universidades públicas estaduais —  5,03% para a USP, 2,34% para a Unesp e 2,20% para a Unicamp.

Esse cálculo é explicado no artigo "Alguns desafios para o financiamento das universidades públicas estaduais do estado de São Paulo", publicado em 2015 na Revista USP pelo professor Carlos Antonio Luque, atual presidente da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Já o orçamento da Fapesp é definido pela Constituição Estadual: 1% da arrecadação total do estado. Vale ressaltar que o ICMS é o principal imposto na arrecadação estadual, mas não é o único.

Outro lado. Procurada, a assessoria de imprensa do governador repassou informações que estão de acordo com o apurado por Aos Fatos. Segundo o governo, é previsto nas Leis Orçamentárias (LDO) que o Estado repasse para as Universidades Estaduais o percentual global de 9,57% da Quota-Parte do Estado da arrecadação do ICMS. O órgão também ressalta que a Lei Federal N° 63/1990 determina a transferência de 25% deste imposto aos municípios. Já sobre o orçamento do Centro Paula Souza, por estar entre os ensinos profissionalizantes ofertados pelo Governo do Estado, a assessoria afirma que "é uma prática definir na LDO valor proporcional, assim como acontece com as universidades". Como Aos Fatos ressaltou na checagem, não há nenhuma vinculação prevista em lei.

Saímos de 3 mil alunos para 55 mil alunos em um ano [na Univesp].

EXAGERADO: A informação divulgada pela Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) é que, de 2017 para o primeiro semestre de 2018, o número de alunos cresceu de 3 mil para 35 mil — e não 55 mil, como dito pelo pré-candidato Márcio França. A Univesp confirmou a informação em e-mail enviado para Aos Fatos. A diferença entre o número declarado pela universidade e pelo governador é de 36%, de modo que a afirmação é classificada, nesses casos, como EXAGERADA.

Na verdade, o número dito pelo pré-candidato se refere à quantidade de vagas que já foram oferecidas pela universidade em três vestibulares durante 12 meses — de julho do ano passado a julho deste ano —, somando-se, inclusive, os números ofertados no último vestibular, que ocorreu entre maio e junho de 2018. Vale ressaltar que o número de vagas não indica necessariamente o número de alunos, pois estas podem estar ociosas.

A Univesp informou também que, neste último concurso, houve 38 mil inscritos em disputa pelas 21.650 vagas para os cursos de Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Licenciatura em Matemática, Pedagogia e Tecnologia em Gestão Pública. O órgão informou que há previsão de que, em agosto, após o resultado do último vestibular, o número de alunos suba para 50 mil. A instituição, criada em 2012 exclusivamente para educação à distância, é mantida pelo Governo do Estado de São Paulo.

Outro lado. De acordo com a assessoria, de fato os 55 mil alunos deverão ser alcançados apenas em agosto. Segundo o governo, em agosto de 2018 a Universidade Virtual do Estado de São Paulo terá 56.650 alunos. Como apurado por Aos Fatos, de 3 mil, a instituição passou para 35 mil no primeiro semestre de 2018. Neste segundo semestre, no último vestibular, foram ofertadas 21.650 vagas. As aulas para esses novos alunos começam no dia 13 de agosto, quando a universidade passará a ter mais de 55 mil alunos.

Aqui em São Paulo nós estamos com 130 mil policiais.

INSUSTENTÁVEL: A declaração do governador é INSUSTENTÁVEL porque os números totais mais recentes sobre o efetivo fixado e existente da polícia do estado de São Paulo não estão acessíveis.

Os únicos números disponíveis são de dezembro de 2016 e dizem respeito apenas ao efetivo fixado — o número ideal de policiais previsto em lei estadual — e não ao número de policiais existentes nas polícias. Além disso, estão defasados, segundo a própria Secretaria de Segurança Pública. Aos Fatos pediu os dados atualizados para as assessorias de imprensa da Polícia Civil, da Polícia Militar e da Secretaria de Segurança Pública. A única a passar as informações atualizadas foi a Polícia Militar. Não é possível, portanto, determinar o número total do efetivo policial paulista atualmente.

Segundo informações da assessoria de imprensa da Polícia Militar, São Paulo tinha, em maio deste ano (número mais recente), um efetivo de 82.778 policiais — 11,7% menor que o efetivo fixado de 93.802 agentes. O número corresponde ao que o pré-candidato declara em outro momento da entrevista, ao citar que os policiais militares seriam 80 mil, ante 30 mil policiais civis.

Procurada, a assessoria de imprensa da Polícia Civil orientou a reportagem a pedir a informação mais recente para a Secretaria de Segurança Pública, mas a mesma afirmou que o número é rotativo e orientou que o pedido fosse feito via Lei de Acesso à Informação. A informação já havia sido pedida à SSP por Aos Fatos no dia 13 de julho — por lei, o órgão tem até 20 dias para responder ao pedido, prazo que pode ser prorrogado por mais 10 dias, mediante justificativa expressa.

Outro lado. A assessoria de imprensa do governador informou quais são os dados mais recentes do efetivo policial. Segundo o governo, os números não são divulgados de forma sistemática por serem dinâmicos por conta de fatores como aposentadoria, convocação, nomeação e afastamentos, e também por questões de segurança. A assessoria afirmou que em julho deste ano as forças de segurança tinham o seguinte efetivo: Polícia Militar: 83.945 (81.676 + 2.269 em formação); Polícia Civil: 27.047 (0 em formação); Polícia Científica: 3.345 (3.337 + 9 em formação). No total, como o próprio órgão diz, são 114 mil policiais. Foram incluídos na conta do governo 30 mil agentes de segurança penitenciária e agentes de escolta e vigilância e também 10.571 vagas em concursos em andamento entre policiais militares, civis e científica.

[Nós temos] Oito homicídios para cada 100 mil habitantes [em São Paulo].

VERDADEIRO: De fato, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em 2017, houve 7,54 casos de homicídios e 8,02 vítimas de homicídios a cada 100 mil habitantes no estado de São Paulo. Ambos os índices são os menores dos últimos 17 anos.

De acordo com o Atlas da Violência 2018, produzido pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, houve queda no índice de homicídios no estado. O relatório, que usa dados de 2016, mostra que São Paulo teve a maior redução da taxa de 2006 a 2016, com uma queda de 46,7% nos assassinatos. Segundo os números, o estado teve naquele ano a menor taxa de homicídios por 100 mil habitantes do país: 10,9.

... tem lugares no Brasil que é 60 para cada 100 mil [a taxa de homicídios].

VERDADEIRO: Os dados mais atuais sobre taxas de homicídios nas unidades federativas do Brasil pertencem ao Atlas da Violência 2018. Eles mostram ao menos um estado, Sergipe, com uma taxa maior que 60 homicídios para cada 100 mil habitantes.

Na pesquisa, que conta com os dados atualizados até 2016, é utilizada a taxa de óbitos causados por agressão mais intervenção legal a cada 100 mil habitantes. Apenas o estado de Sergipe, com uma taxa de 64,7 homicídios por 100 mil habitantes, se aproxima da afirmação dita por França. Outros estados com as taxas mais altas do país são Alagoas (54,2 homicídios), Rio Grande do Norte (53,4 homicídios) e Pará (50,8 homicídios).

Nós temos 230 mil presos [em São Paulo].

VERDADEIRO: O pré-candidato referiu-se ao número de presos do sistema prisional de São Paulo ao falar que o erro do estado ao longo dos anos foi “não garantir oportunidades”. “A gente foi colocando mais polícia e mais presídio, mais polícia e mais presídio”, afirmou. Segundo os dados oficiais mais recentes, de junho de 2016, do Infopen, o Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional, o estado de São Paulo concentrava 33,1% de toda a população prisional do país, com 240.061 pessoas presas.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.