Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É verdadeira a conta "SOS Brumadinho", do BB, para ajudar vítimas de MG

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Lucas Borges Teixeira

Colaboração para o UOL

2019-01-29T15:23:54

29/01/2019 15h23

Desde o rompimento da barragem da mineradora Vale em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte (MG), na última sexta-feira (25), uma série de postagens nas redes sociais tem alertado para possíveis golpes contra quem quer ajudar os atingidos.

"Estão circulando mensagens com contas bancárias falsas que estariam recebendo doações para as vítimas de Brumadinho", informa uma página no Facebook. De acordo com as publicações, estelionatários teriam criado a conta "SOS Brumadinho", do Banco do Brasil (BB), com o intuito de pegar dinheiro de quem pretende ajudar.

"Gente cuidado ontem passou na TV: NÃO Existe contas em bancos para ajudar Brumadinho", alerta outra usuária.

FALSO: Conta "SOS Brumadinho", do Banco do Brasil, é verdadeira

Embora estejam ocorrendo alguns golpes envolvendo a tragédia, a conta "SOS Brumadinho", aberta pelo BB para a Prefeitura de Brumadinho, existe e não é fraude.

Ao UOL, o Banco do Brasil informou que abriu a conta com intuito de ajudar as pessoas atingidas pelo rompimento da barragem e que a veiculação de que a iniciativa seria uma fraude tem atrapalhado o recebimento de doações.

Luiz Cláudio Batista, superintendente do Banco do Brasil em Minas Gerais, reuniu-se com Avimar de Melo, prefeito de Brumadinho, para tratar da gestão dos recursos doados no último final de semana.

"Ele agradeceu o gesto do Banco e disse que o dinheiro será muito bem-vindo para ações emergenciais", declarou o superintendente, por meio de nota enviada à imprensa na última segunda-feira (28).

Os dados da conta "SOS Brumadinho" para doações são:

Banco do Brasil
Agência 1669-1
Conta 200-3
CNPJ 18.363.929/0001-40

A fim de aumentar a transparência da gestão das doações, o BB e a prefeitura informaram que não haverá movimentação dos recursos doados até que sejam estabelecidos os critérios para a utilização do dinheiro, com participação do Ministério Público. A reunião deverá acontecer nos próximos dias.

Clientes do Banco do Brasil também podem fazer a doação online por meio de QR-Code no site da instituição

Golpes 

Embora a "SOS Brumadinho" não seja fraude, pessoas mal intencionadas têm se aproveitado da tragédia para aplicar golpes em quem quer ajudar.

Ao UOL, a PM- MG (Polícia Militar de Minas Gerais) relatou que identificou tentativas de golpe em redes sociais, com pessoas publicando contas correntes falsas associadas a instituições renomadas e pedindo dinheiro com o pretexto mentiroso de ajudar os afetados pela catástrofe.

A polícia orienta que os interessados em ajudar as vítimas busquem os canais oficiais das forças de segurança, em especial o site da Defesa Civil de Minas Gerais. Neste momento, o órgão informa que as doações de comidas e roupas estão suspensas

Veja o caminho percorrido pela lama da barragem de Brumadinho

UOL Notícias

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Mais UOL Confere