Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Jornais uruguaios não descobriram mansão de Lula no país

Arte UOL/Evaristo Sá/AFP
Imagem: Arte UOL/Evaristo Sá/AFP

Lucas Borges Teixeira

Colaboração para o UOL, em São Paulo

2019-02-22T04:00:00

22/02/2019 04h00

Um vídeo que circula pelas redes sociais "revela" uma nova propriedade que supostamente pertenceria ao ex-presidente Lula, mas não está registrada em seu nome.A descoberta teria sido feita por jornais uruguaios.

Mansão do Lula no Uruguai, já está passando em todos os jornais de lá. Esta foi só na delação do ex-Ministro [Antônio] Palloci [sic]. Calma gente... Vai aparecer muito mais!!"

FALSO: Jornais uruguaios não descobriram casa de Lula no país

A mensagem é acompanhada de um vídeo que mostra uma suposta reportagem de um telejornal uruguaio, toda em espanhol, que relacionaria o ex-presidente brasileiro a uma mansão em Punta Del Este, no litoral uruguaio.

A corrente usa uma denúncia antiga para criar informações falsas. A imprensa uruguaia não descobriu uma propriedade de Lula recentemente. O vídeo usado é de 2016 e mostra a repercussão de uma denúncia feita à época por uma revista brasileira - as informações não foram provadas até hoje e Palocci não tem a ver com o caso.

Esta história foi publicada inicialmente na edição nº 2447 revista "Isto É". A reportagem de capa, "A conexão Uruguai da família de Lula", revelava uma possível mansão que pertenceria ao ex-presidente e estaria no nome do empresário Alexandre Grendene. À época, diversos veículos brasileiros e uruguaios repercutiram o caso. 

Desde a época, o ex-presidente nega qualquer ligação com a mansão. O empresário Grendene também negou envolvimento, tanto que acionou a Justiça e ganhou o direito de ter uma carta sua anexada à versão online da reportagem da revista.

De lá para cá, não houve qualquer registro dessa mansão entre as descobertas da Operação Lava Jato. A suposta mansão não está ligada ao presidente em nenhum dos processos divulgados até então.

Assessoria de Lula desmente

Acionados pelo UOL, os órgãos que compõem a Lava Jato disseram não poder falar de operações em curso, por isso não negariam ou confirmariam a notícia, mas declararam que não divulgaram nenhuma descoberta sobre este caso recentemente.

A assessoria do ex-presidente chamou a informação de falsa. "Lula e sua família já tiveram sua vida extensamente investigada e ele não tem nenhuma casa no Uruguai nem em nenhum outro país. A mentira vem sendo reciclada por grupos na internet que pautam sua atuação política pela disseminação de fake news", declarou.

Palocci não tem nada a ver com o caso

Outro erro da corrente é envolver o nome de Antônio Palocci neste caso. A reportagem original da revista fala em "um conhecido colaborador", sem revelar o nome, mas não cita o ex-ministro.

Além disso, quando a matéria foi divulgada, Palocci estava preso havia pouco mais de um mês e ainda não tinha assinado acordo de delação premiada com a Polícia Federal de Curitiba - o que só aconteceria quase um ano depois.

Entre as transcrições divulgadas pela Lava Jato com as delações de Palocci, não há nenhuma que cite qualquer mansão no Uruguai.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Mais UOL Confere