Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Foto de Lula ajoelhando para cumprimentar Hugo Chávez é montagem

Arte UOL sobre reprodução
Imagem: Arte UOL sobre reprodução

Lucas Borges Teixeira

Colaboração para o UOL

2018-12-12T04:02:00

12/12/2018 04h02

Uma imagem com ex-presidente Lula ajoelhado à frente de Hugo Chávez, enquanto abraça o ex-líder venezuelano na altura da cintura, tem sido compartilhada em mensagens na internet.

Tem esquerdista reclamando que Bolsonaro prestou continência para o assessor de Segurança Nacional do Trump, mas será que eles se indignaram quando Lula se ajoelhou e falou no microfone do ditador Hugo Chávez?", questiona um dos usuários que compartilhou a foto.

A imagem mostra ainda o presidente boliviano Evo Morales, antigo aliado político de ambos, rindo da situação.

FALSO: foto é uma montagem

Apesar de o ex-presidente Lula sempre ter tido declaradamente uma boa relação com Chávez, a imagem é falsa.

O líder petista não se ajoelhou para cumprimentar Hugo Chávez. Na verdade, ele estava abraçando o colega venezuelano e a imagem foi alterada para diminuí-lo e colocá-lo na altura da cintura.

A foto original foi tirada em 2007, durante o encontro da Cúpula do Mercosul, no Uruguai, quando Lula e Chávez eram os chefes de Estado de seus respectivos países, Brasil e Venezuela. A fotografia foi publicada no portal uruguaio "Montevideo" durante o evento, em dezembro daquele ano.

À época, havia um bloco de bom relacionamento entre os líderes da América do Sul, que também incluía Cristina Kirchner, da Argentina, e Evo Morales, da Bolívia.

O UOL não encontrou nenhum registro de que Lula tenha ajoelhado ao encontrar Hugo Chávez. A reportagem procurou a assessoria do ex-presidente para comentar o caso, mas não teve resposta até o fechamento da matéria.
 

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Mais UOL Confere