Foto de Lula ajoelhando para cumprimentar Hugo Chávez é montagem
Uma imagem com ex-presidente Lula ajoelhado à frente de Hugo Chávez, enquanto abraça o ex-líder venezuelano na altura da cintura, tem sido compartilhada em mensagens na internet.
Tem esquerdista reclamando que Bolsonaro prestou continência para o assessor de Segurança Nacional do Trump, mas será que eles se indignaram quando Lula se ajoelhou e falou no microfone do ditador Hugo Chávez?", questiona um dos usuários que compartilhou a foto.
A imagem mostra ainda o presidente boliviano Evo Morales, antigo aliado político de ambos, rindo da situação.
FALSO: foto é uma montagem
Apesar de o ex-presidente Lula sempre ter tido declaradamente uma boa relação com Chávez, a imagem é falsa.
O líder petista não se ajoelhou para cumprimentar Hugo Chávez. Na verdade, ele estava abraçando o colega venezuelano e a imagem foi alterada para diminuí-lo e colocá-lo na altura da cintura.
A foto original foi tirada em 2007, durante o encontro da Cúpula do Mercosul, no Uruguai, quando Lula e Chávez eram os chefes de Estado de seus respectivos países, Brasil e Venezuela. A fotografia foi publicada no portal uruguaio "Montevideo" durante o evento, em dezembro daquele ano.
À época, havia um bloco de bom relacionamento entre os líderes da América do Sul, que também incluía Cristina Kirchner, da Argentina, e Evo Morales, da Bolívia.
O UOL não encontrou nenhum registro de que Lula tenha ajoelhado ao encontrar Hugo Chávez. A reportagem procurou a assessoria do ex-presidente para comentar o caso, mas não teve resposta até o fechamento da matéria.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.