Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Acusados de matar vereadora Marielle Franco não são filiados ao PT

Divulgação PCRJ/Arte UOL
Imagem: Divulgação PCRJ/Arte UOL

Lucas Borges Teixeira

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/04/2019 04h01

Uma mensagem que circula pelas redes sociais "informa" que um dos dois acusados de assassinar a vereadora carioca Marielle Franco (PSOL), Élcio Vieira de Queiroz e Ronnie Lessa, era filiado ao PT (Partido dos Trabalhadores).

"Depois que foi descoberto que o assassino de Marielle era do PT, parece que finalmente ela morreu. Ninguém mais fala", diz a mensagem, compartilhada mais de 2.000 vezes no Facebook.

FALSO: Acusados de matar Marielle não são filiados ao PT

Nenhum dos dois acusados de matar a ex-vereadora carioca é filiado ao Partido dos Trabalhadores e não há registro de que um dia tenham sido. Na verdade, ambos pertenceram a outros partidos.

Nenhum dos dois consta na base de filiados do PT do Rio de Janeiro, onde têm residência, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Por outro lado, os dois já foram filiados a outros partidos. O ex-policial militar Élcio Vieira de Queiroz foi filiado ao DEM do Rio de Janeiro desde 2011 até ser preso neste ano, e em seguida, expulso pela sigla. Ronnie Lessa, por sua vez, já pertenceu aos quadros do MDB fluminense.

Mensagens do tipo são frequentes

Não é a primeira vez que correntes da internet relacionam os acusados de matar Marielle ao PT. O UOL Confere já desmentiu uma montagem em que Queiroz aparecia com uma camiseta com o rosto de Lula.

Recentemente, o UOL Confere também desmentiu uma mensagem que dizia que parentes de Adélio Bispo, homem que atacou o presidente Jair Bolsonaro (PSL) durante a eleição, trabalhavam para a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS).

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

UOL Confere