Foto de Maia, Alcolumbre e Toffoli é usada em fake news com prefeito de NY
Um suposto encontro entre líderes brasileiros e o prefeito nova-iorquino Bill De Blasio está causando críticas entre apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PSL) desde meados de maio.
Uma foto que circula pelas redes sociais mostra os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, em uma suposta reunião com De Blasio em Nova York:
Prefeito de Nova York crítico total ao governo Bolsonaro, e olhem quem foi jantar com ele. É muito difícil um presidente honesto comandar um país com tanto político com medo de ser investigado e torcendo que dê tudo errado pra continuarem fazendo o que sempre fizeram, quebrar o país. Nenhuma reforma vai passar sem negociar com esses canalhas.
A reportagem encontrou diferentes mensagens com conteúdo semelhante. Em uma delas, o texto chega a chamar Rodrigo Maia de César Maia, seu pai, atual vereador pelo DEM no Rio de Janeiro.
FALSO: Não é o prefeito de NY na foto
A mensagem usa uma foto verdadeira para criar uma informação falsa. Diferente de outras fake news que circulam pelas redes sociais, esta foto não é montagem e os líderes brasileiros estão em Nova York.
O detalhe, no entanto, é que o homem entre Toffoli e Alcolumbre na foto não é o prefeito Bill De Blasio, mas Eduardo Alcalay, presidente do Bank of America no Brasil.
O encontro dos líderes do Congresso e da Justiça do Brasil na cidade norte-americana se deu no dia 13 de maio, no início da chamada Semana Brasileira em Nova York, promovida pelo Bank of America. Segundo Maia explicou à época, um dos motivos era mostrar apoio a projetos econômicos do governo Bolsonaro, como a reforma da Previdência -- e não conspirar contra ele.
Não há registro de que o prefeito De Blasio tenha participado do evento. Pelo que a reportagem do UOL apurou, a foto ganhou força por causa das críticas feitas pelo norte-americano a Bolsonaro no início do mês.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.