Vídeo de Bolsonaro em quarto de hotel minúsculo no Japão é do ano passado
Com a recente viagem do presidente Jair Bolsonaro ao Japão para participar da cúpula de líderes do G20, passou a circular pelas redes sociais um vídeo em que ele aparece hospedado em um quarto de hotel pequeno, compartilhando a cama com um dos filhos.
As postagens, em geral, são acompanhadas de textos como "Presidente brasileiro esbanja dinheiro público em hotel de luxo no Japão. Esse Bolsonaro é sem igual" e "Urgente!!! Vaza vídeo do hotel de luxo onde o Bolsonaro se hospedou no Japão na reunião do G20". Nos comentários, chovem elogios à atitude do presidente de economizar verbas públicas.
Na gravação, Bolsonaro comenta: "Aqui no Japão, tudo pequeninho, né? mas a diária lá em cima, né, aqui está 100 dólares". A filmagem foi feita por outro filho do presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). No início, ele fala "com esse luxo todo, daqui a pouco, tá fazendo igual presidiário, que faz com a mão assim, né, 'tá cheio, tá cheio'", enquanto gesticula abrindo e fechando os dedos. No final, mostra o banheiro, dizendo "é a chamada casa de coelho".
Vídeo de Bolsonaro em quarto de hotel é verdadeiro, mas não é atual
As imagens mostrando Bolsonaro em um quarto de hotel pequeno e compartilhado no Japão são reais, mas foram feitas antes de sua posse como presidente.
Durante a reunião do G20, em junho deste ano, Bolsonaro hospedou-se no hotel The St. Regis Osaka, da rede Marriot, de acordo com a assessoria de imprensa da Presidência.
As tarifas variam de aproximadamente R$ 1.300 (Grand Deluxe King - quarto de casal, com vista para a cidade) a R$ 36 mil (Suíte Royal - quarto presidencial, com vista para o horizonte). A assessoria de imprensa não informou em que tipo de quarto o presidente ficou hospedado.
O vídeo que está circulando foi feito em 2018, durante uma missão oficial de Bolsonaro por Japão, Coreia do Sul e Taiwan. Na época pré-candidato à Presidência, ele viajou com uma comitiva, que incluía três de seus filhos, e chegou a discursar sobre os planos para o governo, caso fosse eleito.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.