Mensagem usa vídeo de 2016 e divulga falsa invasão ao Congresso este ano
"Alguém ouviu falar disto? O Congresso foi invadido no dia 16/10 por manifestantes gritando 'Chega de corrupção', 'Essa casa é do povo', gritos de 'Viva Moro' e ainda cantaram o Hino Nacional!!! e a imprensa nada falou".
Se você recebeu esta mensagem em grupos de WhatsApp, ou viu na página de algum conhecido, aqui vai um alerta: ela é falsa.
O texto é acompanhado de um vídeo que mostra manifestantes invadindo o plenário da Câmara dos Deputados em meio ao discurso de um parlamentar.
Imagens são de 2016
A corrente usa um vídeo antigo, mas fala dele como se tivesse sido gravado agora em 2019.
Conforme é indicado na própria legenda da TV Câmara presente no vídeo, a invasão ao plenário ocorreu no dia 16 de novembro de 2016.
Os manifestantes invadiram o Congresso pouco depois das 15h, no meio da sessão plenária. De acordo com entrevistas dadas à época, o objetivo era protestar contra a corrupção.
Como indica a corrente, é possível ouvir "viva Sergio Moro", que era então o juiz à frente da Operação Lava Jato, e trechos do Hino Nacional. Entre as palavras de ordem, no entanto, também havia pedidos de intervenção militar e críticas a partidos de esquerda.
A sessão foi suspensa até que os pouco mais de 50 invasores fossem retirados pela Polícia Legislativa. No meio do empurra-empurra uma porta de vidro do Congresso foi quebrada.
Imprensa noticiou invasão
Um dos motes de correntes como esta, que ganham força nas redes sociais, é o argumento de que a imprensa não noticia certos acontecimentos para que a população não tenha conhecimento.
Além do UOL, diversos veículos de imprensa, como Folha da S.Paulo, Band, G1 e Estadão, noticiaram a invasão e deram voz aos manifestantes.
Fake news são muitas vezes fáceis de se desmascarar. Lembre-se: antes de compartilhar, faça uma busca no Google, procure se aquilo foi publicado por um veículo de credibilidade.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.