Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Boato usa vídeo de Doria e inventa Lula sendo expulso de restaurante no PR

Lucas Borges Teixeira

Colaboração para o UOL, em São Paulo

24/11/2019 04h02

Um vídeo que circula pelas redes sociais diz mostrar o momento em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi expulso de um restaurante em Curitiba, após ser solto da prisão, no último dia 8.

O vídeo, que tem quase 20 mil visualizações no Facebook, mostra um grupo sob gritos de "Fora PT!" em um restaurante. "Expulsaram o Lula ontem", diz a legenda, embora o ex-presidente não apareça nas imagens.

Vídeo é antigo e mostra embate PT x PSDB

A corrente contém uma série de informações erradas: o vídeo não é de 2019, não foi gravado em Curitiba e não tem a participação de Lula.

O material foi gravado em Natal em agosto de 2017 e Lula não estava na ocasião. As imagens mostram um embate entre apoiadores do PT e do PSDB durante uma visita do governador paulista João Doria (PSDB), então prefeito de São Paulo, à cidade.

De acordo com o jornal potiguar Tribuna do Norte, à época Doria foi almoçar em um restaurante do shopping Midway Mall a convite do empresário Flávio Rocha, após ter sido homenageado pela Câmara Municipal de Natal.

Quando chegava ao restaurante, o tucano foi vaiado por simpatizantes do PT. Ao ouvir os protestos, um grupo contrário ao partido revidou sob gritos de "Fora PT!", ouvidos no vídeo. Não há registro de que nenhum representante do Partido dos Trabalhadores estivesse presente ou tenha sido expulso do local.

Fake news antiga

O vídeo circula pelas redes sociais desde 2017 associado a diferentes cidades, como Maceió, Natal e Brasília. Agora foi retomado como sendo em Curitiba após o ex-presidente ser solto.

A versão é sempre a mesma: Lula estaria sendo expulso do restaurante.

Lula não esteve em restaurante em Curitiba

O ex-presidente não pode ter sido expulso de um restaurante em Curitiba por um motivo simples: ele não foi a um restaurante depois de sair da Polícia Federal na capital paranaense, ao final da tarde do dia 8.

Ao ser liberado, Lula fez um pronunciamento aos apoiadores que fizeram vigília à porta da PF e depois foi para um hotel, onde passou a noite. Na manhã do dia 9, sábado, pegou um voo para São Paulo, onde discursou no Sindicato dos Metalúrgicos.

Naquele agosto de 2017, Lula fazia uma viagem pelo Nordeste, mas não estava em Natal, e sim em Salvador.
Procurada pelo UOL, a assessoria do presidente chamou a corrente de "ficção". Em seu site, o PT também desmentiu a corrente, onde acusa quem compartilha de "milicianos digitais". (https://pt.org.br/fake-news-milicias-digitais-inventam-que-lula-foi-expulso-de-restaurante/)

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.