Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Perfil falso de Dias Toffoli no Twitter confunde usuário com "post oficial"

Perfil falso do presidente do STF, ministro Dias Toffoli, é suspenso pelo Twitter - Arte UOL sobre Reprodução
Perfil falso do presidente do STF, ministro Dias Toffoli, é suspenso pelo Twitter Imagem: Arte UOL sobre Reprodução

Lucas Borges Teixeira

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/11/2019 18h22

Uma suposta conta do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli começou a movimentar o Twitter. Criada na tarde de hoje com o nome @DiasToffoliSTF, o perfil replica notícias da Suprema Corte e falas do ministro.

A primeira publicação própria foi a resposta de Toffoli a declaração do ministro da Economia, Paulo Guedes, em que afirma que o "AI-5 não é compatível com a democracia", declaração dada pela manhã.


A declaração rapidamente gerou reações contra e a favor na rede, e foi noticiada como "post inaugural" do ministro na rede.

Dias Toffoli não possui perfil de Twitter

A conta, no entanto, não pertence a Toffoli. O arroba, como é chamado o nome de usuário na rede social, tanto não é verificado como a assessoria da presidência do STF negou que seja do presidente da Corte ou de qualquer membro da equipe.

"A Assessoria de Comunicação da Presidência do STF informa que o ministro Dias Toffoli não possui conta em redes sociais e que o perfil de Twitter atribuído a ele e publicado também em coluna jornalística é falso", declarou a equipe em resposta ao UOL.

A assessoria informou ainda que acionaria o Twitter pela remoção da conta, o que ocorreu ainda na tarde de hoje.

Além disso, já é possível suspeitar da veracidade da criação porque, diferente de outras autoridades, como o presidente Jair Bolsonaro ou os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, e do próprio STF, esta conta não tem o sinal azul de verificado pelo Twitter — maneira sempre eficaz para constatar se o perfil é considerado oficial.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.