Perfil falso de Dias Toffoli no Twitter confunde usuário com "post oficial"
Uma suposta conta do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli começou a movimentar o Twitter. Criada na tarde de hoje com o nome @DiasToffoliSTF, o perfil replica notícias da Suprema Corte e falas do ministro.
A primeira publicação própria foi a resposta de Toffoli a declaração do ministro da Economia, Paulo Guedes, em que afirma que o "AI-5 não é compatível com a democracia", declaração dada pela manhã.
A declaração rapidamente gerou reações contra e a favor na rede, e foi noticiada como "post inaugural" do ministro na rede.
Dias Toffoli não possui perfil de Twitter
A conta, no entanto, não pertence a Toffoli. O arroba, como é chamado o nome de usuário na rede social, tanto não é verificado como a assessoria da presidência do STF negou que seja do presidente da Corte ou de qualquer membro da equipe.
"A Assessoria de Comunicação da Presidência do STF informa que o ministro Dias Toffoli não possui conta em redes sociais e que o perfil de Twitter atribuído a ele e publicado também em coluna jornalística é falso", declarou a equipe em resposta ao UOL.
A assessoria informou ainda que acionaria o Twitter pela remoção da conta, o que ocorreu ainda na tarde de hoje.
Além disso, já é possível suspeitar da veracidade da criação porque, diferente de outras autoridades, como o presidente Jair Bolsonaro ou os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, e do próprio STF, esta conta não tem o sinal azul de verificado pelo Twitter — maneira sempre eficaz para constatar se o perfil é considerado oficial.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.