Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É falso que candidatura da prefeita de Santa Luzia (MA) foi cassada

Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Douglas Maia

Colaboração para o UOL, em Curitiba

15/11/2020 13h57

Uma publicação falsa circula em redes sociais sobre a eleição para prefeito no município de Santa Luzia, no Maranhão. O texto na imagem afirma que a atual prefeita do município, Francilene Paixão de Queiroz, conhecida como França do Macaquinho, teve sua candidatura a reeleição cassada por condenação proferida pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

A imagem é acompanhada de uma suposta decisão do ministro, com 13 páginas. Mas a informação é falsa.

O sistema DivulgaCandContas, que concentra as informações sobre as candidaturas de todo o país para as Eleições Municipais 2020, apresenta a candidatura à reeleição como "deferida". Isso significa que a candidata está apta a concorrer e os votos recebidos por ela neste dia 15 de novembro serão considerados válidos, ao contrário do que afirma a informação falsa.

O TSE publicou ontem (14) uma nota de esclarecimento sobre a falsa decisão do ministro Alexandre de Moraes, confirmando que as informações da postagem são falsas.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.