Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É falso que grupo de percussão xingou Lula na França

9.dez.2021 - Montagem tenta fazer crer que Lula foi xingado ao ser recebido por grupo de percussão em Paris, capital da França - Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook Marcos Mendes
9.dez.2021 - Montagem tenta fazer crer que Lula foi xingado ao ser recebido por grupo de percussão em Paris, capital da França Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook Marcos Mendes

Leticia Mutchnik

Do UOL, em São Paulo

09/12/2021 21h08

É falso que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenha sido xingado por um grupo de percussão em Paris, na França, como tenta fazer crer um vídeo que viralizou nas redes sociais nesta quinta (9).

Na gravação original, disponível no Twitter do petista, os percussionistas dizem "C'est la Batuka!", que em francês significa apenas "É o Batuka", em referência ao nome do conjunto. Um vídeo com outro ângulo da apresentação foi compartilhado no Instagram do grupo, que usa a mesma expressão na descrição de seu perfil da rede social.

No entanto, o vídeo que circula nas redes foi editado de forma a induzir o espectador a achar que os percussionistas chamaram o petista de "filho da puta". Um apito que costuma ser usado quando palavrões aparecem na televisão interrompe o áudio na hora do grito "C'est la Batuka!". Ao mesmo tempo, aparece uma legenda com o xingamento.

Lula visitou a Europa em novembro. Em Paris, foi recebido pelo Batuka ao visitar a escola de ciências políticas Science Po. O grupo de percussão é formado por integrantes da instituição.

O conteúdo falso foi compartilhado, entre outros, pelo youtuber Luan Amâncio, apoiador do governo de Jair Bolsonaro (PL), com o título "Urgente! Lula recebido no exterior veja a festa!". Em seu canal no YouTube, o vídeo tinha cerca de 35 mil visualizações até a noite de ontem (9). No Facebook, o vídeo de Amâncio somava mais de 500 mil visualizações e 20 mil compartilhamentos em posts feitos por diversos usuários.

Este conteúdo também foi checado pelo AFP Checamos, pela Agência Lupa e pelo Boatos.org.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.