PUBLICIDADE
Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Em entrevista, Lula repete erros sobre gasolina, economia e Brasil no G8

Juliana Arreguy

Do UOL, em São Paulo

02/12/2021 23h49

Em mais de duas horas de entrevista ao podcast Podpah, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) repetiu argumentos já desmentidos sobre gasolina e economia, e acertou ao falar do Bolsa Família e do preço do gás durante o seu governo (2003-2010).

O petista criticou o fim do programa social e disse que o presidente Jair Bolsonaro (PL) é uma "anomalia política". A entrevista foi exibida no mesmo horário da live de quinta-feira de Bolsonaro e registrou o recorde de audiência do podcast. Veja abaixo a checagem feita pelo UOL Confere:

[O Bolsa Família] foi eleito diversas vezes o melhor programa de transferência de renda no mundo."
Ex-presidente Lula em entrevista ao Podpah

A fala de Lula, recorrente em entrevistas do ex-presidente, é verdadeira. O programa foi elogiado pelo Banco Mundial em artigo de 2007, que menciona como o modelo de política social foi adaptado para ao menos 20 países.

Já em 2013, o Bolsa Família foi premiado pela Issa (Associação Internacional de Seguridade Social) com o Prêmio para Desempenho Extraordinário em Seguridade Social.

Fui o único presidente do Brasil convidado a participar de todas as reuniões do G8."
Ex-presidente Lula em entrevista ao Podpah

Uma fala de Lula registrada pela Folha em agosto de 2004 critica a exclusão do Brasil da reunião do G8 naquele ano, indicando ser falsa a alegação dele ao podcast.

A reportagem informava que, depois de o Brasil ter sido convidado para o encontro do G8 em 2003, na França, os EUA foram os anfitriões da reunião de 2004 e não chamaram o Brasil.

"Quando éramos a oitava economia mundial, não tinha o grupo dos oito. Era só o G7. Quando nós caímos para décimo lugar, aí criaram o G8, porque já não era mais o Brasil. Possivelmente não coubesse um país latino-americano no grupo dos países mais ricos", disse Lula.

Além disso, o ex-presidente também não compareceu à reunião do G8 em 2010. Também não é a primeira vez que o petista diz ter sido o único presidente brasileiro convidado a todas as edições do encontro.

Sou o único presidente na história desse país sem um diploma universitário."
Ex-presidente Lula em entrevista ao Podpah

A afirmação é falsa. João Café Filho, presidente do país entre 1954 e 1955, também não tinha ensino superior completo. Diferentemente de Lula, Café Filho chegou a ingressar na Academia de Ciências Jurídicas e Comerciais do Recife (PE), mas não concluiu os estudos.

Por que o Brasil está vendendo a gasolina a quase R$ 8 quando nós somos autossuficientes?"
Ex-presidente Lula em entrevista ao Podpah

Lula já defendeu em mais de uma ocasião que o país tem condições de lidar sozinho com a própria demanda de petróleo (veja outra checagens do UOL Confere sobre isso aqui, aqui e aqui), mas a alegação é distorcida.

Apesar de ter quantidade o suficiente de petróleo para ser autossuficiente, o país precisa importar gasolina porque a capacidade de refino é abaixo da necessária para suprir a demanda interna, e parte do material que compõe o combustível não é produzido no Brasil.

Já o preço final da gasolina é definido por uma série de fatores, o que inclui a atual política adotada pela Petrobras de atrelar o valor à variação de preços do petróleo no exterior, o que deixa o preço do combustível mais suscetível às oscilações do dólar.

Durante os oito anos em que fui presidente, não aumentamos o preço do gás."
Ex-presidente Lula em entrevista ao Podpah

É verdadeiro que Lula não aumentou o preço do gás enquanto presidente. Durante seus dois mandatos, o preço médio do botijão do gás de cozinha (GLP) teve variação de menos de 20 centavos.

Em dezembro de 2010 eu fiz história na capitalização da Petrobras, a maior capitalização do sistema capitalista (...) Capitalizamos a Petrobras e passou a ser a segunda maior empresa de energia do mundo."
Ex-presidente Lula em entrevista ao Podpah

É verdadeiro que a capitalização da Petrobras em 2010 foi a maior registrada. No entanto, mesmo entre as quatro maiores do mundo, é distorcido dizer que a empresa foi a segunda no setor energético — a estatal ficou como a terceira, atrás de Exxon Mobil e PetroChina.

Quando eu estava no governo, o Brasil era a sexta economia do mundo. Agora é a 13ª."
Ex-presidente Lula em entrevista ao Podpah

A afirmação é falsa. Foi em 2011, no governo Dilma Rousseff (PT), que o Brasil chegou a ser a sexta maior economia do mundo. O presidente também já declarou equivocadamente, em outra entrevista, que o país tinha atingido a sexta colocação em 2018.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.