Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Foto de pessoas rezando em praça na Ucrânia é de 2015

24.fev.2022 - Foto de pessoas rezando em praça na Ucrânia é de 2015 - Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook
24.fev.2022 - Foto de pessoas rezando em praça na Ucrânia é de 2015 Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook

Bernardo Barbosa

Do UOL, em São Paulo

24/02/2022 16h53

Uma foto que mostra um grupo de pessoas rezando em uma praça não tem relação com a recente escalada do conflito entre Rússia e Ucrânia. A imagem foi registrada em uma cidade ucraniana, mas há quase sete anos, em março de 2015. Apesar disso, circula nas redes sem fonte, como se fosse atual.

"População ucraniana começa a buscar a presença de Deus nas praças públicas, clamando por socorro", diz a legenda da foto, que atraiu dezenas de milhares de interações no Facebook e no Instagram desde o começo da manhã de hoje.

O UOL Confere encontrou o contexto original da imagem por meio da busca reversa da foto, usando o site Yandex. O resultado da busca levou a um link publicado em 2 de março de 2015 por um site cristão americano. O texto diz que se trata de um grupo de cristãos que rezava na praça central de Kharkiv, na Ucrânia, local que havia sido palco de confrontos no ano anterior.

Mapa Ucrania - Arte/ UOL - Arte/ UOL
Imagem: Arte/ UOL

A foto e o texto publicados no site são creditados ao pastor Marc Ira Hooks. No perfil dele no Facebook, ele registrou que estava em Kharkiv em 2 de março de 2015.

O site espanhol Maldita.es publicou uma checagem de uma publicação de teor similar, mas que usava uma foto de 2019.

Desde a escalada do conflito entre Rússia e Ucrânia, diversas publicações com desinformação sobre o assunto têm circulado nas redes sociais.

Mais cedo, o UOL Confere mostrou que uma foto de uma explosão que teve milhares de compartilhamentos no Facebook não era da Ucrânia, mas de um ataque israelense à Faixa de Gaza em maio do ano passado.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.