É montagem vídeo que mostra cocaína em conversa de Zelensky e Elon Musk
É falso o vídeo que mostra cocaína sobre a mesa do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, durante uma conversa com Elon Musk, bilionário que comprou o Twitter e é dono da SpaceX e da Tesla. Trata-se de uma montagem. A gravação original foi publicada no dia 5 de março no perfil oficial de Zelensky.
Um leitor recebeu o conteúdo falso pelo WhatsApp e encaminhou para o UOL Confere pelo email uolconfere@uol.com.br. Uma mensagem acompanhava o vídeo: "Zelensky conversando por vídeo com Elon Musk. Como estimulante, uma montanha de cocaína. A vida de milhões de pessoas nas mãos de um drogado". A imagem adulterada mostra a mesa do presidente ucraniano com uma pilha de cocaína e um cartão de crédito, passando por um celular em cima de papéis desfocados e depois a tela do computador de Zelensky em chamada de vídeo com Musk e outros dois homens.
A gravação original foi publicada no perfil do presidente ucraniano no dia 5 de março. Nela, podemos ver que tudo está como no vídeo adulterado — com exceção da cocaína e do cartão de crédito.
Na legenda da publicação original, o chefe de Estado agradeceu Elon Musk por ter enviado equipamentos para manter o acesso à internet na Ucrânia. Zelensky também convidou o empresário para visitar o país assim que a guerra acabasse.
A chamada de vídeo foi noticiada por veículos da imprensa internacional, como BBC e The Independent. Outros, como a edição norte-americana da Rolling Stone, a TF1 Info, da França, e o Al Bawaba, da Jordânia, publicaram checagens do mesmo vídeo adulterado, mostrando que o conteúdo falso também circulou em outros países.
No Brasil, este conteúdo também foi checado pelo Aos Fatos e a Agência Lupa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.