Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É falso que Lewis Hamilton usou camisa com foto de Lula

14.jun.2022 - É montagem foto de Lewis Hamilton com camisa do Lula - Arte/UOL
14.jun.2022 - É montagem foto de Lewis Hamilton com camisa do Lula Imagem: Arte/UOL

Isabela Aleixo

Do UOL, em São Paulo

14/06/2022 12h22

Uma imagem que circula pelas redes sociais do piloto britânico Lewis Hamilton, de Fórmula 1, com uma camisa com o rosto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é montagem. A foto original mostra o Hamilton com uma camisa branca com logos de patrocinadores da sua equipe Mercedes, e foi publicada no dia 18 de abril de 2021 em uma conta de fã no Instagram. No mesmo dia, o piloto publicou outras duas fotos com a mesma camisa em sua conta oficial.

Não é a primeira vez que posts relacionam o piloto britânico a políticos brasileiros. Em novembro do ano passado, publicações falsas e desmentidas pelo UOL e pelo Projeto Comprova afirmavam que o piloto teria dito "sempre disputei corridas no Brasil e nunca vi o povo tão feliz quanto no governo Bolsonaro" em entrevista ao New York Times.

Lewis Hamilton nunca declarou apoio a Lula ou Bolsonaro publicamente, mas chegou a se posicionar sobre atos contra o presidente brasileiro. Em maio do ano passado, Hamilton compartilhou o vídeo de um protesto na avenida Paulista, em São Paulo, contra Bolsonaro e escreveu "meu coração está com vocês, Brasil". O piloto é conhecido por se posicionar politicamente em temas como combate ao racismo e em defesa do meio ambiente.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.