Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Vídeo engana ao insinuar que Chauí tirou garrafa de cachaça de Lula na USP

15.ago.2022 - Não há evidências que possam comprovar que havia cachaça na garrafa de Lula - Arte/UOL Confere sobre Reprodução/YouTube
15.ago.2022 - Não há evidências que possam comprovar que havia cachaça na garrafa de Lula Imagem: Arte/UOL Confere sobre Reprodução/YouTube

Do UOL, em São Paulo

19/08/2022 11h43

É insustentável considerar que o candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estava com uma garrafa plástica com cachaça em um ato político na USP (Universidade de São Paulo), como insinuam vídeos que circulam nas redes sociais. Uma das publicações foi compartilhada pelo candidato a deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

Não há evidências que possam comprovar o que dizem as postagens. A assessoria de Lula informou ao UOL Confere que se tratava de uma garrafa de água.

O que diz o post? A gravação editada tem, no perfil oficial do Facebook de Eduardo Bolsonaro, 32 mil visualizações e mais de 4 mil interações. "Você deixaria um bêbado dirigir seu carro? E o Brasil?", diz a legenda da publicação. Uma tarja acima do vídeo afirma: "Com o passar dos anos, Lula aumenta sua idade, maldade e dependência do álcool".

O que mostra o vídeo? As imagens mostram Lula pegando sob o púlpito uma garrafa de plástico com um líquido transparente durante o discurso. Um homem atrás dele acompanha com o olhar o movimento do candidato. Na sequência, a filósofa Marilena Chauí se aproxima de Lula e tira a garrafa da mão dele. O vídeo é cortado antes de ela devolver a garrafa para o candidato.

Por que é a publicação é insustentável? Na gravação original do evento é possível perceber que, primeiro, Lula tenta abrir a garrafa enquanto fala, mas não consegue —é esse movimento que o o homem atrás observa. Chauí então pega a garrafa de Lula para abrir a tampa, já que o presidenciável estava com o microfone na outra mão. Em seguida, ela devolve a garrafa. Lula não deu sinais de embriaguez nem neste ato, nem em qualquer outro compromisso público de campanha ou pré-campanha —todos foram acompanhados pela reportagem do UOL.

Na íntegra do evento, publicada no canal oficial do YouTube de Lula, é possível assistir a toda a cena a partir do minuto 1:57:25 (assista aqui)

O UOL Confere usa o selo insustentável quando não há nenhum dado público que possa sustentar a alegação checada

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.