Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Post resgata vídeo antigo de confronto em protesto anti-Bolsonaro na Itália

27.set.2022 - Vídeo antigo de confronto entre polícia italiana e manifestantes anti-Bolsonaro é compartilhado no Facebook sem contexto - Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook
27.set.2022 - Vídeo antigo de confronto entre polícia italiana e manifestantes anti-Bolsonaro é compartilhado no Facebook sem contexto Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

27/09/2022 14h52

Um vídeo que mostra, fora de contexto, um confronto entre a polícia italiana e manifestantes anti-Bolsonaro acumulou 219 mil visualizações em menos de 24 horas no Facebook. A gravação viral, publicada na segunda-feira (26), é, na verdade, de dez meses atrás, do 1º de novembro -como reportou o UOL.

O que diz o post. Há cinco dias das eleições presidenciais, o conteúdo distorcido traz na legenda: "PT enviou seus maconheiros para a Itália e levaram uma surra. Parabéns polícia italiana".

No início do vídeo, o narrador afirma: "O PT mandou os seus maconheiros para a Itália com bandeira do MST, com faixa escrito: 'Fora Bolsonaro', apanharam tanto, mas tanto, que perderam até o rumo de casa. Foram todos presos. Parabéns aí à polícia italiana. Tamo junto [sic.]".

Em seguida, aparecem imagens de manifestantes andando em direção à polícia enquanto um oficial pede para que o grupo se disperse. Os manifestantes continuam andando e um confronto se inicia. Também é visível na cena que os policiais usam escudos, cassetetes e jatos d' água contra os anti-bolsonaristas, que se defendem com os mastros das bandeiras e placas.

É verdade que o ato ocorreu na Itália -mais especificamente, em Pádua, cidade do norte do país. Mas o narrador mente ao dizer que todos foram presos. Em reportagem da Folha foi noticiado que apenas uma manifestante acabou detida no confronto e outra, levada ao hospital com ferimentos.

É possível perceber que o vídeo da peça desinformativa e o vídeo do UOL são do mesmo protesto e do mesmo conflito com a polícia. Uma vez que ambos foram filmados de ângulos bastantes semelhantes na rua italiana, a comparação é fácil a olho nu. A faixa contra o presidente e o prédio ao lado do lugar onde ocorreu o conflito mostra que as gravações se tratam do mesmo momento. Veja:

fake - Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook - Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook
Em menos de 24 horas o vídeo sem contexto atingiu mais de 200 mil visualizações no Facebook
Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook
uol - Arte/UOL sobre Reprodução/Youtube - Arte/UOL sobre Reprodução/Youtube
O vídeo do protesto foi públicado pelo UOL no dia 1 de novembro de 2021
Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Youtube

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.