É falso que mensagem na urna para eleitor conferir candidato invalide voto
É falso um vídeo compartilhado no Facebook que afirma que, se o eleitor apertar o botão "confirma" na urna eletrônica enquanto aparece no rodapé da tela a mensagem "confira seu voto", o voto é invalidado. A instrução também não foi acrescentada para confundir o eleitor pela semelhança entre as palavras confira e confirme, como diz a peça desinformativa.
Qual a função da mensagem? A mensagem confira seu voto realmente foi acrescentada ao processo de votação. Mas a mudança ocorreu nas Eleições Gerais de 2022 para que os eleitores possam contar com tempo extra para conferir o voto na urna eletrônica, como explica o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A mensagem não coloca o voto do eleitor em risco.
O que diz o vídeo? No material enganoso, o homem alega que as pessoas poderiam confundir a frase "confira seu voto" com "confirma seu voto" e que, por isso, pulariam uma etapa da votação ao apertar a tecla verde durante a exibição da mensagem. Ele diz: "Tem que esperar esse negócio do 'confira seu voto' acabar, demora lá alguns segundos, e aí aparece o aviso 'aperte a tecla confirma para confirmar seu voto' (...) Dá impressão que isso é feito pra confundir, pra pessoa perder voto."
A Corte esclarece que o objetivo da mensagem e do tempo extra é "estimular a conferência do voto e impedir que o eleitor confirme sem querer", segundo Rodrigo Coimbra, chefe da Seção de Voto Informatizado do TSE.
Tempo de conferência. A mensagem para conferir o voto vai aparecer antes de o eleitor apertar o botão "Confirma" na escolha para cada cargo.
O eleitor pode conferir antecipadamente o que acontece no momento da votação por meio do simulador de votação na urna eletrônica do TSE, que já conta com a mensagem e o tempo extra.
O conteúdo também foi desmentido pelo Boatos.org e Estadão Verifica.
5 dicas para você não cair em fake news:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.