Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É falso áudio de Bolsonaro que dá a entender que Michelle cumpriu pena

27.set.2022 - Áudio de Bolsonaro que dá a entender que Michelle cumpriu pena é adulterado - Arte/UOL Confere sobre Reprodução/Facebook
27.set.2022 - Áudio de Bolsonaro que dá a entender que Michelle cumpriu pena é adulterado Imagem: Arte/UOL Confere sobre Reprodução/Facebook

Helena Arnoni

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/09/2022 18h52

Um áudio adulterado publicado no dia 1º de setembro no TikTok faz parecer que o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirma que sua esposa, Michelle, foi condenada por tráfico de drogas e cumpriu pena de três anos de prisão. A informação é falsa. Quem cumpriu pena foi a avó da primeira-dama. O áudio circula no WhatsApp e também foi publicado no dia 11 de setembro em um perfil do Facebook.

O que diz a publicação? O vídeo mostra uma imagem estática de Bolsonaro e Michelle abraçados, com desenhos de algemas na parte superior e as frases "Para esposa" e "É sério!". O áudio diz: "Minha mulher, há uns 20 e poucos anos, foi condenada por tráfico de drogas. Três anos de cadeia. Cumpriu. Agora, é justo levantar isso? E agora está todo mundo na vizinhança que ela foi condenada no passado e cumpriu três anos de cadeia. Como você acha que está a cabeça dela no momento? Qual o ganho jornalístico disso? Falar que a Michelle há 20 e poucos anos foi condenada e cumpriu três anos de cadeia por tráfico de droga", questionou.

Na publicação, Bolsonaro também diz: "A mãe dela a mesma coisa, um processo por falsidade ideológica, que ela respondeu e foi arquivado. Quem ganha com isso? Quer esculachar a minha esposa e dizer que ela não tem legitimidade para fazer o trabalho social que ela faz. Ela tá abatida, arrasada. Pra que isso? Pra que isso, p?".

Conteúdo adulterado. O áudio com a voz de Jair Bolsonaro foi manipulado a partir de uma declaração dada pelo presidente na saída do Palácio do Planalto no dia 16 de agosto de 2019. Bolsonaro comentava sobre Maria Aparecida Firmo Ferreira, a avó de sua esposa, não sobre Michelle.

No entanto, a gravação foi editada e omitiu a palavra "avó". Michelle Bolsonaro não foi condenada há 20 anos por tráfico de drogas nem cumpriu pena de três anos de prisão.

Bolsonaro deu a declaração ao comentar uma reportagem da revista Veja sobre a família de Michelle, que informava que Maria Aparecida Firmo Ferreira havia sido presa em flagrante em 1997 por vender drogas em Brasília.

Na versão verdadeira do áudio (ouça aqui), o presidente confirmou a veracidade da matéria e disse que se tratava de uma questão familiar. "Vou falar em consideração a vocês, tá? A matéria não é mentirosa, é verdadeira. A avó dela, há uns 20 e poucos anos, foi condenada por tráfico de drogas. Três anos de cadeia. Cumpriu. Agora, é justo levantar isso?" disse o presidente.

"É uma senhora que já tem seus problemas, pela idade, na faixa dos 80 anos, e agora está todo mundo sabendo na vizinhança que foi condenada no passado e cumpriu três anos de cadeia", falou. "Como vocês acham que está a cabeça dela [da Michelle] neste momento? Qual o ganho jornalístico disso? [...] A mãe dela também a mesma coisa. O processo por falsidade ideológica. Respondeu e foi arquivado. Para quê esculachar minha esposa? Dizer que ela não tem legitimidade para fazer o trabalho social que ela faz? Ela está abatida, arrasada. Para quê isso, porra? Para quê isso, porra? Tem um tio foragido. [...] Se procurar, vai achar mais coisa de parente, mas para quê isso?", acrescentou.

Repercussão. O post no Facebook teve mais de quase 90 reações, 70 comentários e 9 mil visualizações até o dia 22 de setembro. A postagem foi inicialmente publicada no TikTok tem mais 2,9 milhões de visualizações.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.