Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Entrega de urnas por táxi em escola do Rio não foi irregular

02.out.2022 - O TRE-RJ confirmou que a entrega de urnas na Escola Municipal Suécia, no Rio, ocorreu de forma regular - Arte/UOL sobre Reprodução/Instagram
02.out.2022 - O TRE-RJ confirmou que a entrega de urnas na Escola Municipal Suécia, no Rio, ocorreu de forma regular Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

02/10/2022 15h59

É distorcido um vídeo que sugere ser irregular a entrega de urnas eletrônicas na Escola Municipal Suécia, em Pilares, zona norte do Rio de Janeiro, feita por um táxi. O TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro), em nota ao UOL Confere, confirmou a veracidade do vídeo, mas explicou que a entrega das urnas ocorreu de forma regular e o carro foi escoltado pela PM (Polícia Militar).

A Corte usa veículos próprios e cedidos por outros órgãos. Além disso, faz locação de diária, arcando gastos com motorista e demais custos, como gasolina -esse foi o tipo de serviço apresentado no post viral.

O que diz o post. "As urnas chegando de táxi aqui no Colégio Suécia. As urnas chegando de táxi, nem polícia é", diz o narrador. Em seguida, ele mostra a placa do veículo carioca que trouxe os aparelhos. "Já tem gente lá dentro, gente que não tem nada a ver, entendeu. Até o cachorro entra. Já entraram uma mulher de camisa azul, um cara desta moto aqui (o narrador mostra a moto estacionada ao lado do táxi) na Escola Suécia", acrescenta.

O homem ainda faz questionamentos aos responsáveis por levar às urnas para dentro do colégio: "Não era para estar a polícia aqui?". A resposta da mulher que aparece na frente do portão é incompreensível. Após deixar as urnas, o táxi vai embora acompanhado por um carro cinza que o narrador relata só ter visto na partida.

O táxi que aparece no vídeo, segundo o TRE-RJ, estava a serviço do Tribunal. "O veículo foi escoltado pela PM e o trajeto foi acompanhado pelo auxiliar de transporte da 14° Zona Eleitoral. Receberam as urnas e os materiais, no local de votação, os administradores de prédio e presidentes das seções instaladas na escola", diz a nota.

Viralização. Até o começo da tarde de hoje (2), a desinformação publicada nesta manhã já contava com 3,6 mil visualizações no Instagram.

O UOL Confere classifica como distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.