Voz em áudio sobre intervenção militar no 2º turno não é de Braga Netto
É falso um áudio compartilhado nas redes sociais em que supostamente o ex-ministro da Casa Civil, Walter Braga Netto, afirma que vai haver intervenção militar no segundo turno das eleições de 2022 para garantir a vitória do presidente Jair Bolsonaro (PL).
A voz no áudio não corresponde à de Braga Netto, segundo análise preliminar do perito de áudio Maurício de Cunto.
O que diz o áudio. "Patriotas, não precisam se preocupar, vamos pensar positivo. Nosso país não vai ser comunista. O exército do controle do leste já está todo reunido, todo aparelhado. O presidente da República não poderia tomar nenhuma atitude sem provas. As provas estão brotando que nem nascente grande de tudo quanto é de fraude de urna. (...) Vai sair um decreto antes do segundo turno. se não acontecer, e se no segundo turno acontecer a mesma coisa, o artigo 142 vai ser implantado. Isso já está certo. Mas eu creio que nem segundo turno vai ter. Um passarinho me contou que vai haver as prisões e vai haver o artigo 88, está acabado. Pode ficar tranquilo, isso é de fonte de militares, já está todo mundo aparelhado. (...) Eu reconheço que fiquei triste, eu tenho casa na Bahia, Bahia estava em luto. Lá eles fazem festa pra tudo, no dia 2 a Bahia estava em luto. O Nordeste já falou que não fez isso, que eles não votaram em Lula. Se acontecer de novo, 142. passarinho confiável que me contou, que canta bonito."
Nunca houve fraude comprovada nas eleições brasileiras desde a adoção das urnas eletrônicas, ao contrário do que insinuam, sem base em qualquer prova ou indício, Bolsonaro e seus apoiadores.
Análise do perito. Para averiguar se a voz era de fato do Braga Netto, a reportagem entrou em contato com um perito de áudio que comparou o aúdio desinformativo com uma entrevista em vídeo do general.
"Pelos resultados dos exames aqui apresentados, preliminarmente, a voz questionada apresenta traços robustos de uma fala de tom mais grave (96 Hz) e mais monótona (o gráfico é alto e estreito), enquanto a voz padrão [do vídeo de Braga Netto] contém uma fala de tom mais agudo (167 Hz), com maior variação prosódica (o gráfico é mais baixo e largo)", diz o relatório.
"De forma ainda não conclusiva, as duas vozes aqui analisadas aparentam não pertencerem ao mesmo indivíduo", afirma o especialista.
Assessoria de Braga Netto. De acordo com a assessoria do Coronel, o áudio não é de autoria do Braga Netto. "Este áudio não é do General. Ele já havia circulado nos anos de 2020 e 2021", disseram.
O UOL Confere aplica o selo falso nos conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.