Lula no Alemão: CPX significa complexo e campanha teve escolta
É falso que a sigla "CPX" no boné do candidato à presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seja uma apologia a alguma facção de crime organizado. O petista usou o adereço durante evento de campanha no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio. Como mostrou matéria do UOL, CPX é a abreviação de Complexo, como são chamados os conjuntos de favelas. O termo é utilizado até em documentos oficiais do Governo do Estado do Rio de Janeiro, como na LDO 2023 (Lei de Diretrizes Orçamentárias). O documento se refere ao Complexo da Maré como CPX Maré.
Nas redes sociais, políticos bolsonaristas relacionaram a abreviação ao termo "cupinxa", que na verdade se escreve com ch (cupincha), e significa "comparsa", segundo o dicionário Michaelis.
Além disso, também é falso que Lula esteve na favela sem escolta. A segurança dos candidatos à presidência é feita pela Polícia Federal. O homem que aparece atrás de Lula na foto do post que afirma que ele estava sem segurança é o delegado da PF Alexsander Castro Oliveira.
Ele é o chefe operacional da segurança de Lula durante a campanha. Mais de 30 agentes da PF participaram da escolta do petista no Complexo do Alemão. A informação falsa foi publicada pela página Brasil Sem Medo.
Outro delegado da PF também estava em cima do carro acompanhando Lula, Andrei Augusto Passos Rodrigues. Ele é o coordenador da segurança do petista.
A segurança no trajeto do evento também foi reforçada pela PMERJ (Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro) como é possível ver que havia viatura nas fotos do evento:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.