Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Lula no Alemão: CPX significa complexo e campanha teve escolta

13.out.2022 - Homem atrás de Lula na foto do post é o delegado da PF Alexsander Castro Oliveira, chefe operacional da segurança da campanha - Arte/UOL sobre Reprodução Instagram
13.out.2022 - Homem atrás de Lula na foto do post é o delegado da PF Alexsander Castro Oliveira, chefe operacional da segurança da campanha Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução Instagram

Do UOL, em São Paulo e no Rio

13/10/2022 16h51

É falso que a sigla "CPX" no boné do candidato à presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seja uma apologia a alguma facção de crime organizado. O petista usou o adereço durante evento de campanha no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio. Como mostrou matéria do UOL, CPX é a abreviação de Complexo, como são chamados os conjuntos de favelas. O termo é utilizado até em documentos oficiais do Governo do Estado do Rio de Janeiro, como na LDO 2023 (Lei de Diretrizes Orçamentárias). O documento se refere ao Complexo da Maré como CPX Maré.

Nas redes sociais, políticos bolsonaristas relacionaram a abreviação ao termo "cupinxa", que na verdade se escreve com ch (cupincha), e significa "comparsa", segundo o dicionário Michaelis.

Além disso, também é falso que Lula esteve na favela sem escolta. A segurança dos candidatos à presidência é feita pela Polícia Federal. O homem que aparece atrás de Lula na foto do post que afirma que ele estava sem segurança é o delegado da PF Alexsander Castro Oliveira.

Ele é o chefe operacional da segurança de Lula durante a campanha. Mais de 30 agentes da PF participaram da escolta do petista no Complexo do Alemão. A informação falsa foi publicada pela página Brasil Sem Medo.

Outro delegado da PF também estava em cima do carro acompanhando Lula, Andrei Augusto Passos Rodrigues. Ele é o coordenador da segurança do petista.

delegado pf segurança lula - Lucas Borges Teixeira/UOL - Lucas Borges Teixeira/UOL
O homem de camisa cinza é o delegado da PF Andrei Augusto Passos Rodrigues
Imagem: Lucas Borges Teixeira/UOL

A segurança no trajeto do evento também foi reforçada pela PMERJ (Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro) como é possível ver que havia viatura nas fotos do evento:

PM escolta Lula Alemão - Érica Martins/Estadão - Érica Martins/Estadão
Mais de 30 agentes da PF participaram da escolta do candidato. Além disso, havia viaturas da PM no local
Imagem: Érica Martins/Estadão

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.