Áudio inventa grupo secreto do PT e mente sobre controle de votos
Um áudio com informações falsas inventa um suposto grupo secreto do PT, chamado Mancha Vermelha, e afirma que o partido consegue saber os votos de seus participantes. O material enganoso está sendo compartilhado em grupos de Whatsapp e foi enviado por um leitor do UOL Confere pelo email uolconfere@uol.com.br.
A voz do áudio é a de um suposto motorista que afirma que buscou no aeroporto um membro da cúpula da Mancha Vermelha. Segundo o narrador, o passageiro recomendou ao motorista que não votasse no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele ainda afirmou que, como membro da cúpula, não poderia votar em outro candidato, pois o partido saberia seu voto e ele seria morto.
O que diz o áudio.
"Então, eu peguei um passageiro no aeroporto que tinha acabado de chegar de São Paulo. E ele faz parte da cúpula da Mancha Vermelha, que é uma organização do PT, que participa de altas reuniões junto com o Lula, Zé Dirceu. Todo o pessoal que está no topo da hierarquia, né? Da mancha vermelha, que é o PT. E ele falou para mim assim: 'Acabei de chegar de uma reunião lá em São Paulo com o Lula. O que eu quero pedir para você, cara, avise as pessoas que vão votar nele, que, pelo amor de Deus, não façam isso'. Ele falou assim: 'Eu não posso deixar de votar nele, porque eles conseguem ver em quem eu votei.
Pô, não tem essa de não saber, o voto é secreto, mas eles conseguem ver em quem eu votei, porque eu faço parte da cúpula e, se eu não votar nele, eu estou traindo a cúpula'. Ele falou assim: 'Não deixe as pessoas votarem, tente passar o máximo de informação possível para a frente'. E reforçou que não é para votar no Lula. 'Vocês não têm a mínima noção do que está por vir a partir de 2023 com a posse do Lula. Vocês não tem noção', ele falou.
Veja a transcrição completa no final da matéria.
Mancha Vermelha. Não há uma organização com esse nome no Brasil. Também não há registro em nenhum documento do PT ou em seu site oficial sobre a suposta cúpula petista, exceto publicações que compartilhavam o mesmo áudio desinformativo.
Voto é secreto. Não há como um partido ou grupo saber o voto de seus integrantes. Como já mostrou o UOL Confere, a urna eletrônica tem mais de 30 camadas de segurança que garantem a inviolabilidade de seus dados.
Cada voto é armazenado na urna eletrônica em um arquivo chamado RDV (Registro Digital de Voto), que embaralha o registro para impossibilitar que se descubra a escolha de cada eleitor e a sequência cronológica de votos depositados. Além disso, a cada voto, a urna gera uma assinatura digital —uma espécie de carimbo— que permite ao TSE ter certeza de que ninguém alterou o conteúdo do RDV. Caso haja tentativa de alteração dos votos, ela pode ser verificada por técnicos da Justiça Eleitoral, pois a assinatura digital será inválida, e emitirá um alerta de erro de integridade. Entenda o que acontece com o voto depois de apertar 'confirma'.
Relação de Lula com a China. O mesmo áudio levanta a suspeita, sem apresentar provas de que, caso eleito, Lula entregará, a partir de 2023, o Brasil à China e que esse acordo já estaria acertado com os demais líderes dos países latino-americanos.
Em 9 de agosto deste ano, o ex-presidente discursou na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e fez sua fala pública mais crítica com relação à China, afirmando que a nação asiática está "ocupando o Brasil" e tirando o espaço da indústria brasileira.
A retórica do candidato do PT é bastante diferente da diplomacia de seus governos (2003-2010), que foram marcados pela aproximação com a China, até pela criação do grupo Brics e com grande aumento do comércio bilateral.
Desde 2009 a China é o maior parceiro comercial brasileiro, destino de mais de um terço das exportações nacionais (em especial minério de ferro, soja e petróleo) e um investidor significativo em infraestrutura, sobretudo energia elétrica.
Confira a transcrição da desinformação:
"Então, eu peguei um passageiro no aeroporto que tinha acabado de chegar de São Paulo. E ele faz parte da cúpula da Mancha Vermelha, que é uma organização do PT, que participa de altas reuniões junto com o Lula, Zé Dirceu? todo o pessoal que está no topo da hierarquia, né? Da mancha vermelha, que é o PT. E ele falou para mim assim: 'Acabei de chegar de uma reunião lá em São Paulo com o Lula. O que eu quero pedir para você, cara, avise as pessoas que vão votar nele, que, pelo amor de Deus, não façam isso'. Ele falou assim: 'Eu não posso deixar de votar nele, porque eles conseguem ver em quem eu votei.
Pô, não tem essa de não saber, o voto é secreto, mas eles conseguem ver em quem eu votei, porque eu faço parte da cúpula e, se eu não votar nele, eu estou traindo a cúpula'. Ele falou assim: 'Não deixe as pessoas votarem, tente passar o máximo de informação possível para a frente'. E reforçou que não é para votar no Lula. 'Vocês não têm a mínima noção do que está por vir a partir de 2023 com a posse do Lula. Vocês não tem noção', ele falou.
'Vai ser um dos maiores golpes que vai ser dado no Brasil', falou. 'O Lula não vai administrar o Brasil como ele administrou há 4 anos. Os 8 anos na verdade, mais 6 anos aí, 6 a 7 anos de Dilma', ele falou. 'Ele não vai governar como ele governou os 8 anos dele. Ele vai governar com ódio. Ele está com ódio mortal dos brasileiros'.
E aí ele falou assim: 'Quando ele fala que o povo vai voltar a comer carne, picanha de novo, vocês não tem noção do tipo de carne que ele está falando, não é de boi e nem muito menos suína, vocês não têm noção'. Ele está como um encantador, jogando para todo mundo. Todo mundo tá caindo na conversinha dele, todo mundo tá esquecendo do rombo que ele fez, do monte de coisa que está envolvido. Por causa de uma frase que ele está usando, o povo está caindo.
Ele [o passageiro] falou que o que vai acontecer no Brasil vai ser o pior de todos os tempos e todo mundo achou que a pandemia foi terrível. Você vai ver o que vai acontecer a partir de 2023, sem pandemia no Brasil. Ele falou: 'Moço, eu não posso abrir muita coisa, porque se eu começar a falar tudo o que eu sei dá um livro. Ele falou, que ele vai ser morto e eu e eu por ter pego ele também tenho chance de ser morto.
Então ele falou assim: 'Olha, cara, só fala para não votarem, porque vocês não têm noção, não tem noção o que vai acontecer no Brasil'. Ele falou assim: 'Olha, pra ter misericórdia, fizemos acordo com Ortega, que já está fechado, com o Maduro, Corina Fernandes e com a Cristina Kirchner, da Argentina. Já está fechado com a família Castro e, principalmente, a cereja do bolo, que é o que o Lula fala, não é? A cerejinha do bolo: já está fechado com Xin Jin Ping, que é o imperador da China. Sabe o que vai acontecer com o Brasil a partir de 2023 com o Lula? O Brasil vai começar a ser entregue de bandeja para a China."
O UOL Confere considera como falso os conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.