Lula não disse que vai bloquear poupanças para manter Auxílio Brasil
É falso que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenha dito em seu perfil oficial no Twitter que vai bloquear poupanças por seis meses para manter o Auxílio Brasil se for eleito. A postagem não aparece na rede do petista nem foi apagada de seu perfil.
O que diz o post? "Companheiros e companheiras. Nós vamos manter o Auxílio Brasil, mas para isso precisamos de sua contribuição. Meus amigos, durante apenas 6 meses de 2023 precisaremos bloquear as poupanças dos brasileiros. São apenas 6 meses. Confiem nesse metalúrgico aqui". A imagem mostra que o tuíte foi feito na última quinta-feira (13) às 15h45.
Perfil de Lula. A reportagem analisou os tuítes do perfil oficial do candidato do PT e não encontrou o conteúdo compartilhado.
Busca avançada. Também foi feita uma busca avançada no Twitter usando os termos da desinformação e restringindo a busca para a conta de Lula. Novamente, nada foi encontrado.
Busca por mensagens apagadas. A publicação também não foi apagada do Twitter do petista. Caso o material tivesse sido deletado, teria sido capturado pelo robô do perfil @projeto7c0, uma conta automatizada que mostra tuítes apagados de políticos.
Para conferir com a ajuda da ferramenta se a mensagem havia sido removida, foi feita uma busca avançada usando os termos da suposta publicação, como mostram as imagens abaixo. A busca não apontou nenhum resultado —não houve, portanto, nenhum tuíte do ex-presidente sobre o assunto.
Procurada pelo UOL Confere, a assessoria do ex-presidente ainda não se pronunciou.
O UOL Confere considera como falso os conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.