Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Manifestação de venezuelanos em Roraima foi apartidária, não contra Lula

18.out.2022 - Manifestação de venezuelanos foi contra socialismo - Arte/UOL sobre Reprodução/Instagram
18.out.2022 - Manifestação de venezuelanos foi contra socialismo Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Instagram

Pedro Vilas Boas

Colaboração para o UOL

18/10/2022 16h48Atualizada em 18/10/2022 16h48

Uma publicação no Instagram sugere que venezuelanos se manifestaram em Boa Vista, Roraima, no último sábado (15), contra o candidato à Presidência pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva. Embora utilize um vídeo verdadeiro de um ato "contra o socialismo", a postagem é imprecisa, pois omite que a organização do protesto não cita o ex-presidente, além de ter defendido uma passeata apartidária e sem vínculo eleitoral. A publicação imprecisa foi enviada ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

O que diz o post? Na publicação, o homem compartilha um trecho da manifestação e escreve que os manifestantes são contra a volta de Lula ao poder e indica apoio dos venezuelanos ao candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL). "Quem já conhece o regime que Lula defende está apavorado com a hipótese de Lula voltar ao poder. Ouçam nossos irmãos venezuelanos e salvem o país!!!! Vote Bolsonaro".

Ato não apoiou políticos, mas criticou socialismo na Venezuela. Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, uma das organizadoras da manifestação, Georgina Fuentes, convoca simpatizantes para o protesto e ressalta que o ato não é em apoio a algum político.

Segundo a manifestante, a intenção era chamar atenção para o socialismo na Venezuela, governada por Nicolás Maduro. Apesar da proximidade do presidente latino com Lula, o nome do candidato petista não é mencionado nas imagens divulgadas pelo movimento.

"Quero deixar bem claro sempre que nós não estamos apoiando nem levantando nenhuma bandeira política. Estamos contando nossa experiência, estaremos contando nossa história", diz a manifestante.

A organizadora também aparece em outra gravação pedindo para que os participantes da manifestação não vistam camisetas de partidos políticos. "Não pode usar camisa de partido político, por favor. Preta ou de alguma outra cor".

Fotos e vídeos das placas e bandeiras levadas pelos manifestantes ao ato também não mostram referências contra a candidatura de Lula ou em apoio a Bolsonaro, como números de candidatura ou nome dos postulantes.

Alcance. A publicação imprecisa no Instagram registrou mais de seis mil curtidas até a publicação desta checagem. O UOL Confere também encontrou outras postagens imprecisas sobre a manifestação no Facebook. Por lá, uma delas registrou mais de sete mil visualizações.

5 dicas para você não cair em fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.