Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Lula não escolheu Dilma como ministra da Economia em eventual governo

20.out.2022 - Lula não definiu Dilma Rousseff como ministra da Economia - Arte/UOL sobre Reprodução/Twitter
20.out.2022 - Lula não definiu Dilma Rousseff como ministra da Economia Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Twitter

Pedro Vilas Boas

Colaboração para o UOL

20/10/2022 17h01Atualizada em 20/10/2022 17h01

É falso o conteúdo de um vídeo compartilhado no Facebook ontem (19) em que um homem afirma que o candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, já escolheu a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) como ministra da Economia caso vença as eleições. Não há notícia ou declaração pública do petista com essa informação.

O UOL Confere considera como falso os conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva.

O que diz o post. A descrição da publicação enganosa diz o seguinte: "bomba!!! Caso ganhe, 'Lula-Ladrão' poderá colocar a Dilma como ministra da economia. Podemos esperar José Dirceu, Palocci, Pimentel e outros ladrões presos pela Lava Jato". O homem cita outros petistas que também não estão confirmados em um possível novo governo Lula.

Na gravação, o responsável pela desinformação diz que a escolha por Dilma seria o motivo pelo qual o petista ainda não oficializou um nome para o Ministério da Economia. "Tem especulações muito fortes que a Dilma, a 'anta estocadora de vento', que envergonhou o Brasil, que fez pedaladas fiscais, que sofreu impeachment, a Dilma Rousseff, provavelmente — por isso Lula está falando que não pode falar quem é —, ela vai ser a ministra da Economia no lugar do Paulo Guedes. Se o Lula ganhar, o Lula vai 'meter' a Dilma como ministra da Economia".

Falsa especulação. O nome de Dilma Rousseff para a Economia em um eventual novo governo Lula não foi especulado pela imprensa nem a possibilidade foi levantada por Lula em suas declarações públicas.

Vice na chapa do petista, Geraldo Alckmin (PSB) foi cotado para a função, mas, segundo reportagem do jornal Folha de São Paulo, a possibilidade já foi descartada. Candidato ao governo de São Paulo, Fernando Haddad (PT) é outro nome cotado para assumir a Economia, caso seja derrotado na disputa contra Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Alcance. A publicação falsa no Facebook já conta com 575 compartilhamentos, 1,5 mil comentários e outras 1,5 mil reações. No Twitter, a postagem com a mesma mentira que mais repercutiu tem 144 curtidas e 30 compartilhamentos.

5 dicas para você não cair em fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.