Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Post usa foto de operação da PF de 2020 para mentir sobre compra de voto

30.out.2022 - Publicação falsa usa imagem de apreensão da PF do Rio em casa de empresário em 2020 - Arte/UOL sobre Reprodução Twitter
30.out.2022 - Publicação falsa usa imagem de apreensão da PF do Rio em casa de empresário em 2020 Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução Twitter

Do UOL, em São Paulo

30/10/2022 18h31

É falsa a publicação que diz que a PF (Polícia Federal) apreendeu dinheiro no Pará que seria doado pelo governador Hélder Barbalho (MDB) para compra de votos em favor do candidato à presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A foto utilizada no post é de uma operação da PF no Rio em agosto de 2020 na casa de um empresário.

O post foi publicado pela deputada federal Bia Kicis (PL-DF) neste domingo (30) e tinha mais de 34 mil curtidas.

O que diz o post? "Polícia Federal apreendeu no Pará milhares de "brindes" que seriam entregues a cada pessoa que votasse no candidato Lula no segundo turno das eleições do próximo dia 30/10/22. Segundo as investigações da PF "os brindes" foram doados pelo atual governador do Pará Hélder Barbalho, reeleito no primeiro turno"

Foto é de agosto de 2020. A foto utilizada na publicação falsa é, na verdade, da segunda fase da Operação Postal Off, realizada pela PF do Rio no dia 4 de agosto de 2020 (confira aqui). A investigação apurou desvios e fraudes nos Correios que teriam causado prejuízo estimado de R$ 94 milhões. A quantia apreendida e exibida na foto corresponde a R$ 3,5 milhões e foi encontrada na casa de um empresário, que não teve a identidade revelada. A operação cumpriu 12 mandados de busca e apreensão no Rio, São Paulo, Praia Grande (SP), São Vicente (SP). A foto da apreensão foi divulgada pela Polícia Federal.

Procurada, a Polícia Federal confirmou que as informações sobre a suposta apreensão no Pará são falsas.

notícia de agosto de 2020 com foto usada no post falso - Reprodução UOL - Reprodução UOL
Captura de tela de matéria do UOL de 4 de agosto de 2020 com a foto utilizada no post falso
Imagem: Reprodução UOL

Esse conteúdo também foi checado por Aos Fatos.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.